Recuperação de PIS/COFINS: o que preciso saber sobre o julgamento dos embargos?

recuperacao pis cofins julgamento embargos direito
bit.ly/2qZ10vx | Você que é um profissional atento às novidades jurídicas já sabe que a tese recuperação do PIS/COFINS (Programa de Integracao Social / Contribuição de Financiamento da Seguridade Social) voltou a ser o centro das atenções entre advogados tributaristas com o julgamento dos embargos da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN) sendo pautados para o dia 05/12 (RE 574.706).

E porque isso?

Em março de 2017 a Suprema Corte brasileira, ao julgar o RE 574.706, definiu a tese de que o ICMS não integra a base de cálculo do PIS e da COFINS. E, apesar do pedido de modulação dos efeitos da decisão feito pela PGFN nos seus embargos, a verdade é que a tese com seu mérito julgado permitiu a diversos contribuintes pleitear judicialmente a restituição de valores pagos indevidamente ao fisco nos últimos 5 (cinco) anos.

Vale destacar que em muitos casos essas restituições envolvem cifras elevadas, sendo uma entrada de capital valiosa para as empresas, especialmente se pensarmos que estamos em meio a uma crise financeira geral.

Mas nem tudo é alegria para o contribuinte brasileiro!

Apesar do julgamento do STF o fisco brasileiro continua a agir de forma manifestamente inconstitucional para perpetuar a cobrança abusiva, tendo a Receita Federal (RFB) já se manifestado no sentido de que seguirá realizando cobranças até que o tema tenha decisão transitada em julgado (Solução de Consulta RFB nº 6.032). É por isso que a decisão dos embargos é tão esperada!

E quais os riscos do julgamento?

Juridicamente falando o prognóstico de deferimento do pedido de modulação é baixo, mas não se pode negligenciar que em seu parecer a Procuradoria Geral da República (PGR) opina pelo deferimento da medida em razão de seus impactos econômicos aos cofres da União.

Por isso, é muito importante que as ações de recuperação dos valores pagos indevidamente sejam ajuizadas o quanto antes, para evitar que o seu pedido seja indeferido diante de eventual futura decisão de modulação.

Entenda: é claro que a economia percebida pelo contribuinte é grande apenas com a definição da tese. Os valores recolhidos a título de ICMS não integram a base de cálculos das contribuições do PIS/COFINS. Isso é indiscutível na decisão do Supremo! Mas, uma modulação firmará que a tese tenha efeitos prospectivos, isto é, futuros. Dessa forma, firmará a ideia de que as cobranças feitas até então serão consideradas regulares. Com isso, encerra-se a possibilidade de requerimento da devolução dos valores pagos indevidamente pelos contribuintes nos últimos 5 (cinco) anos.

Com uma eventual modulação da decisão, decerto, o contribuinte brasileiro perderá muito dinheiro! E você também: afinal, os honorários do advogado são proporcionais aos ganhos do seu cliente nesse tipo de ação.

Portanto, é hora de agir!

O momento em que a tese do PIS/COFINS se encontra é fantástico! O mérito está julgado de forma favorável e diversos contribuintes já possuem decisão garantindo a restituição de valores significativos, como as Indústrias Romi e o Magazine Luiza [1]. Mas, apesar disto, é comum observarmos colegas inseguros com a tese, com medo de “arriscar” e trazer prejuízos aos cliente. Mas, uma coisa é certa: o mérito julgado não será afetado! O direito do contribuinte já está reconhecido pelo STF!

Muitos temem que o julgamento dos embargos implique na “morte” da tese para a advocacia. E esse é outro grande erro!

Apenas como exemplo, agora no dia 11/10 foi publicada no Diário Oficial da União a Instrução Normativa nº 1.911/2019, do Ministério da Economia / Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil. A normativa foi editada para dispor sobre a possibilidade administrativa de retirada do ICMS-importação da base de cálculo do PIS/COFINS.

É importante dizer que a essa tese, de idêntico fundamento à de recuperação do PIS/COFINS, foi julgada em 2013, sem modulação de efeitos, por meio do RE 559.937. Observe: somente agora, após 6 anos do julgamento do STF, é que a via judicial deixa de ser necessária aos contribuintes! Mas, acredite: a instrução ainda deixa pontos controvertidos que podem gerar novos debates judiciais, a exemplo de qual ICMS deve ser utilizado nas restituições (o efetivamente pago ou o destacado nas notas fiscais).

E então, você consegue perceber que o trabalho do advogado com a tese do PIS/COFINS ainda tem um amplo horizonte?

Primeiro que o mérito a favor do contribuinte já está julgado e isso, por ora, não será alterado. Segundo que o prognóstico de deferimento do pedido de modulação é baixo. E, por fim, ainda que haja a modulação, é muito provável que o acionamento judicial para que o contribuinte faça valer seu direito persista por algum tempo como aconteceu com o caso do ICMS-importação e tantos outros que temos notícias.

Por fim, eu ainda quero te alertar que esse julgamento pautado para o dia 05/12 pode sequer acontecer nesta data. Não é pouco comum que processos pautados no STF sofram atrasos; ainda mais se pensarmos que estamos muito próximos do recesso forense de final de ano.

Portanto, colegas, o que eu posso te dizer é que o horizonte de trabalho com a tese do PIS/COFINS ainda é muito vasto para a advocacia e agora, mais do que nunca, nosso trabalho pode ser feito com uma segurança extraordinária!

Esse é momento para buscar clientes e alavancar a sua carreira de recuperação de créditos tributários.

Eu te espero em uma próxima reflexão. Forte abraço!

EVENTOS GRATUITOS - CONVITE ESPECIAL

Nosso convite especial é para que você Jusbrasileiro participe conosco dos próximos eventos conduzidos pelo Prof. Marcos Relvas. Anote na sua agenda! Os eventos são GRATUITOS e 100% ONLINE.




Nessa palestra o Prof. Marcos Relvas dividirá conhecimentos valiosos para que você possa garantir que o seu escritório atinja a sustentabilidade e comece a render excelentes honorários, sem cometer 7 erros clássicos da advocacia. Inscrições GRATUITAS AQUI!




A partir do dia 05/11 (terça-feira) teremos 4 encontros para você entender as discussões envolvidas na famosa tese de recuperação de PIS/COFINS e aprender como levar esse benefício fiscal aos seus clientes. Garanta com essa tese honorários transformadores para a sua carreira! Inscrições GRATUITAS AQUI!

________________

Nota:

[1] Sobre os casos das Indústrias Romi e Magazine Luiza eu recomendo que você leia dois artigos anteriores já postados aqui no nosso Blog. Acesse os links a seguir: (i) https://bit.ly/2WvUvvR ; (ii) https://bit.ly/2NnQCoK.

________________

Referências:

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Recurso Extraordinário nº 559937. Disponível em: < http://redir.stf.jus.br/paginadorpub/paginador.jsp?docTP=AC&docID=630033 >.

________. ________. Recurso Extraordinário nº 574.706. Disponível em: < http://www.stf.jus.br/portal/jurisprudenciaRepercussao/verAndamentoProcesso.asp?incidente=2585258&numeroProcesso=574706&classeProcesso=RE&numeroTema=69 >.

_______________

Sobre os autores:

Marcos Relvas - Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e mestrado em Direito pela Universidade de Franca. Possui MBA em Gestão Empresarial pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência como advogado nas áreas do Direito Empresarial, Tributário e Direito Internacional Privado. Atualmente é consultor jurídico independente e presidente da Associação Brasileira de Contribuintes.

Anna Paula Cavalcante G Figueiredo - Advogada inscrita nos quadros da OAB/ES. Bacharela em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo. Especialista em Regime Próprio de Previdência Social, Direito Penal e Processual Penal pela Faculdade Damásio. Apoio Especializado Jurídico no IbiJus - Instituto Brasileiro de Direito
________________________________

IbiJus - Instituto Brasileiro de Direito
Professores conceituados e cursos com aulas ao vivo e online.
O IbiJus - Instituto Brasileiro de Direito - é uma comunidade acadêmica onde professores e alunos podem se conectar através de uma moderna plataforma de Ensino Virtual e participar de cursos, congressos e palestras virtuais transmitidas ao vivo e online, proporcionando a mesma dinâmica dos eventos presenciais. Faça parte do IbiJus! Cadastre-se e participe de eventos em diversas áreas do Direito! Siga-nos nas redes sociais e fique sempre atualizado! https://www.facebook.com/institutoibijus https://www.instagram.com/instituto_ibijus/ https://twitter.com/institutoibijus
Fonte: ibijus.jusbrasil.com.br

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima