Processos de Pagamento: conheça os cinco golpes mais comuns

processos pagamento conheca cinco golpes comuns
bit.ly/38m7Wmh | Tornou-se muito comum ouvir a história de um amigo ou familiar que foi enganado em algum tipo de transação financeira. Com o crescente uso da tecnologia em nossas vidas diárias, tornou-se tanto mais fácil quanto mais difícil sermos vítima de golpes, um verdadeiro dilema.

Você pode sentir que todos os recursos que você já tem para ativamente proteger sua conta contra fraudes, como alertas de segurança, mensagens de texto bidirecionais e configurações adicionais, são suficientes para detectar atividades suspeitas. No entanto, conhecimento é poder, e conhecer os diferentes tipos de fraude existentes ajudará os consumidores a estarem ainda mais preparados. Veja abaixo uma lista dos cinco tipos mais comuns:

Golpes por mensagem de texto: Geralmente, são pedidos enviados por mensagem de texto a partir de um número de telefone que parece familiar, no qual o fraudador sugere que seu banco possui um alerta de fraude em um cartão. Então você precisa responder e fornecer o número do seu cartão, PIN ou outros detalhes do cartão de pagamento ou informações bancárias adicionais. É importante lembrar que os bancos, na maioria dos casos, nunca entram em contato e solicitam informações pessoais, como nome de usuário, senha ou PIN.

Golpes românticos: Uma das formas mais frequentes de engano nos dias de hoje, os golpes românticos estão se espalhando por vários meios. Eles podem acontecer por telefone, mensagens de texto e sites de namoro online, entre outros. Normalmente, um golpe romântico é desenvolvido por um(a) fraudador(a) charmoso(a) em um relacionamento a distância de médio a longo prazo com a vítima. Depois que o relacionamento está bem estabelecido, o indivíduo solicita uma grande quantia em dinheiro, justificando que é para ajudar em caso de emergência, viagem ou outro incidente que induza a empatia.

Golpes de herança: Este pode vir de diferentes formas. Pode acontecer por e-mail, no qual o fraudador sugere que o usuário “herdou uma grande quantia em dinheiro” ou que é beneficiário de um prêmio. No entanto, para recuperar essa quantia em dinheiro, eles solicitam a autorização para transferir uma grande quantia em dinheiro. Uma dica rápida e fácil para descobrir esse tipo de golpe é verificar se há erros de ortografia e gramática no texto do e-mail. Além disso, o senso comum é muito útil nessas situações: as heranças geralmente ocorrem com alguém que você conhece e que provavelmente está perto de você.

Golpe de viagem: Menos comum, porém real, é um golpe de viagem – geralmente, um telefonema de um discador automático pedindo à pessoa que forneça um número de cartão de crédito para aceitar férias gratuitas.

Phishing Genérico: Ao falar sobre phishing genérico, é preciso ter muito cuidado, pois, em alguns casos, pode ser muito difícil de identificar. Alguns e-mails podem se parecer com remetentes legítimos, contendo links que parecem ter notificações enviadas pela legítima entidade. Na maioria dos casos, esses e-mails foram projetados para infectar seu computador com malware e roubar seus dados pessoais.

Dicas alternativas para se proteger incluem sempre a verificação do endereço de e-mail de e-mails suspeitos. Além disso, se você não solicitou nada, exclua imediatamente os e-mails relacionados a compras que você não fez. Procure evidências no endereço da página (URL) ou gramática incorreta no texto/corpo da mensagem também pode confirmar a ilegitimidade da abordagem dos fraudadores.

Se você ainda não tiver certeza, um bom próximo passo é conversar com alguém de confiança sobre suas finanças – como seu banco ou contador. Se isso ainda deixar você inseguro, converse com a polícia local. Eles ajudarão a detectar se uma abordagem recente de uma empresa ou pessoa é legítima ou não.

*Cleber Martins é Chefe da Payments Intelligence, ACI Worldwide. Ele tem quase duas décadas de experiência em prevenção de fraude e estratégias contra lavagem de dinheiro
Fonte: www.jornalcontabil.com.br

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima