Quem paga as dívidas do falecido?

quem paga dividas falecido herda familia
bit.ly/2PaPlGh | Muitas pessoas têm dúvida sobre este assunto, afinal quando uma pessoa da família morre que herda as dívidas?

No conteúdo de hoje vamos esclarecer sobre este assunto. Continue conosco e confira. 

Dívidas da pessoa falecida

Se uma pessoa falecer e deixar dívidas como empréstimos, cartões de crédito, neste caso os parentes são obrigados a pagar as dívidas? 

Se a pessoa que faleceu deixou dívidas e também deixou alguma herança, em casos de dívidas com o valor muito alto, pode ser usada a herança para quitar os débitos? 

Veja abaixo o que diz  a lei sobre isto

Art.792 do código civil que diz: 

O herdeiro não responde por encargos superiores às forças da herança, incumbe-lhe, porém,  a prova do excesso, salvo se houver inventário que a escuse, demonstrado  o valor dos bens herdados. 

Logo o herdeiro não pode responder pelas dívidas que forem superiores ao valor da herança. Resumindo, um exemplo para você entender  melhor: 

O senhor João morreu e deixou dívidas em bancos, empréstimos, cartões  com um valor de aproximadamente  R $100.00,00, porém ele deixou uma casa no valor de R $80.000,00, os outros 20 mil que sobraram os herdeiros não têm a obrigação  de quitar esta dívida. 

Dívidas superiores a herança, o que acontece?

Se a herança for inferior ao valor da dívida, o restante não caberá para quem fica e consequentemente o prejuízo ficará para os credores. 

Em casos de crédito consignado, a dívida deixa de existir, pois trata-se de um crédito para pessoas idosas. 

Conclusão

Com base no nosso texto, podemos finalizar nosso conteúdo, dizendo que as pessoas que ficam, que são parentes, filhos, cônjuge  não são responsáveis pelas dívidas,  o quitamento é feito pela herança deixada pelo falecido. 

Por Laís Oliveira
Fonte: www.jornalcontabil.com.br

1/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

  1. Em casos de crédito consignado, a dívida deixa de existir, pois trata-se de um crédito para pessoas idosas.

    O crédito consignado é uma modalidade de empréstimo com desconto em folha de pagamento. Não é, como infere o texto exclusividade de crédito para pessoas idosas.
    O crédito consignado é feito através de convênios assinados entre os empregadores e bancos e entidades financeiras, para desconto de parcela que geralmente equivale à até 30% do salário.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima