Após esfaquear ex-namorado, policial acusada de 'stalking' é presa pela terceira vez

esfaquear namorado policial stalking presa terceira
Via @portalg1 | A agente da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) Rafaela Luciene Motta Ferreira, de 40 anos, foi presa, neste domingo (28), suspeita de furar pneus do carro do ex-namorado e esfaqueá-lo. O caso ocorreu durante a madrugada, em frente à casa da vítima, na Asa Norte.

Essa é, pelo menos, a terceira vez que a policial é presa por crimes cometidos contra pessoas com quem ela se relacionava. Em agosto, ela foi detida por "stalking" (perseguição, em inglês), ao tentar impedir o depoimento de um outro ex-namorado à corregedoria da Polícia Civil (veja mais abaixo).

O g1 tenta contato com a defesa da agente. Em nota, a Polícia Civil informou que Rafaela "responde por Processo Administrativo Disciplinar (PAD) na Comissão Permanente de Disciplina (CPD), a diversos procedimentos na Corregedoria Geral de Polícia (CGP) e está afastada das funções por licença médica". Segundo a corporação, ela teve armas recolhidas.

Neste domingo, segundo informações da Polícia Civil, Rafaela foi ao endereço da vítima e, no estacionamento, furou os pneus de dois carros dele. O homem notou o que estava acontecendo e desceu para conter a policial.

Segundo os investigadores, o ex-namorado derrubou Rafaela no chão, mas levou duas facadas e uma mordida no peito. Em seguida, ele conseguiu conter a agente, até a chegada da Polícia Militar.

Ferimentos causados por agente da Polícia Civil do DF ao ex-namorado — Foto: Arquivo pessoal

A policial foi conduzida à 2ª Delegacia de Polícia, na Asa norte, onde assinou um termo circunstanciado de ocorrência e foi liberada. Ela alegou que foi agredida.

O ex-namorado foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, que apenas identificou cortes superficiais no homem. Aos investigadores, ele contou que já registrou "várias" ocorrências contra Rafaela ,inclusive por ela já ter furado pneus dos carros dele. O caso é investigado como lesão corporal e dano.

Prisões e sentença

Fachada da sede da Polícia Civil do DF — Foto: TV Globo/Reprodução

Rafaela foi presa em 3 de agosto deste ano, após invadir a Corregedoria da Polícia Civil e tentar impedir o depoimento de um ex-namorado. À época, ela também assinou um termo circunstanciado e foi liberada no mesmo dia. Porém, três dias depois, a Justiça determinou a prisão preventiva da agente, que, posteriormente, foi solta.

Em um dos casos, segundo a investigação, Rafaela chegou a ligar 98 vezes, em um único dia, para um dos ex-namorados que a acusa de perseguição. As queixas são de 2018, quando o homem conheceu a policial por meio de um aplicativo de relacionamentos.

Segundo a denúncia do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), o casal saiu algumas vezes, porém, o então namorado passou a ser ameaçado, quando pediu para terminar o relacionamento.

Em uma das conversas telefônicas, segundo o processo, a policial falou que "ele [ex-namorado] não sabia com quem estava mexendo" e que ele estava "mexendo com fogo". Além disso, a mulher teria ameaçado os familiares do ex-namorado.

"Acho que você devia ter um pouquinho mais de precaução. Você tem família aqui, você tem pai idoso, tem mãe idosa, eles moram sozinhos. Você tem irmã, tem sobrinho, então para de ser idiota", teria dito a policial.

Consta ainda contra Rafaela uma sentença de março de 2020. A policial foi sentenciada, em primeira instância, por coação no curso do processo, – quando se usa violência ou ameaça para favorecer interesse próprio ou alheio – prática cometida contra o ex-namorado, segundo a Justiça.

Rafaela respondeu em liberdade, recebeu pena restritiva de direitos, mas recorreu da decisão. Não há detalhes sobre o procedimento no processo.

O que é stalking

Perseguir uma pessoa online ou no mundo físico é crime. Em abril, foi sancionada uma lei que incluiu no Código Penal o crime de perseguição, conhecido também como "stalking".

A pena para quem for condenado é de 6 meses a 2 anos de prisão, mas pode chegar a três anos com agravantes, como crimes contra mulheres.

Por Afonso Ferreira e Walder Galvão, TV Globo e g1 DF
Fonte: g1.globo.com

1/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

  1. Ela é linda, mas tem um comportamento dicotômico para o qual ela foi treinada, tenho a nítida certeza que a psiquiatria falhou feio, passarão muito longe. Hum! Esqueceram de avaliar essa parte, a qual é a que dá mais problema pra vida policial, o ciúme, a posse ou o apego por bens matérias. Esses tipo de sentimentos tem que ser melhor colocado nas avaliações porque com cinco minutos de conversa se pode identificar se o candidato tem esse tipo sentimento desacerbado. Pra vida e profissão que nós escolhemos temos que que ter os nossos sentimentos ponderados/controlados, enfim, ela precisa de um acompanhamento por muito tempo, porque ela sozinha não se cura.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima