Estelionatário: Falso advogado que aplicava golpes em idosos é preso no AC

falso advogado golpes idosos preso direito
bit.ly/2LIJd4P | Um homem, de 44 anos, foi preso em flagrante pela Polícia Civil em Brasileia, interior do Acre, suspeito de se passar por advogado e dar golpe em idosos. O suspeito é natural do Rio Grande do Sul (RS) e está no Acre há mais de um ano.

A prisão ocorreu na tarde de quinta-feira (25) em flagrante. Segundo a polícia, o homem se apresentava como advogado para os idosos, mas não apresentava nenhum documento que comprovasse a profissão.

A polícia chegou até o suspeito depois que uma vítima achou estranha a forma como o suposto advogado trabalhava, que não mandava nenhum número de requerimento do processo, e acionou a polícia.

Na casa do suspeito, a polícia disse que encontrou diversos documentos e comprovantes de pagamentos falsos que ele enviava para os clientes. O delegado Rêmullo Diniz, responsável pelas investigações, explicou que o suspeito fez vítimas nas cidades de Brasileia, Assis Brasil e Epitaciolândia.

“Já tem passagem por estelionato no Rio Grande do Sul, inclusive, estamos investigando se tem em outro estado. Aqui no Acre se passou por advogado, se apresentava para as vítimas e também em um escritório de contabilidade, onde precisou fazer uns cálculos para emissão de dívidas e recolhimento. Arrecadava os valores das vítimas alegando que iria quitar as dívidas dessas pessoas junto ao INSS e também organizar a documentação para que essas pessoas se aposentassem”, explicou.

Prejuízo de R$ 30 mil

Diniz acrescentou que o criminoso conseguiu tomar mais de R$ 30 mil, entre os meses de junho e julho, de quatro vítimas. Além disso, o delegado disse que o suspeito procurava sempre idosos em busca da aposentadoria.

“Ia na conversa, com uma lábia fácil e, como se fosse advogado, conseguia angariar o cliente e convencia de que ele deveria ser o responsável por fazer os pagamentos das guias de recolhimento de GPS [Guia da Providência Social] junto ao INSS, que são os valores de vida a títulos de recolhimento previdenciário”, frisou.

A polícia acredita que o suspeito tenha feito outras vítimas em mais cidades do Acre. Isso porque, segundo Diniz, foram encontrados documentos em nome de outras pessoas na casa dele. O homem responde ainda há um processo por estelionato no Rio Grande do Sul.

“As pessoas repassavam os valores para ele, e ele com comprovantes de pagamentos mandava documentos falsos. Esses documentos foram apreendidos na casa dele, além de vídeos e fotos que mandava para as pessoas como se tivesse feito o pagamento em uma casa lotérica. Só que, esse pagamento nunca foi feito, era falso”, reforçou.

Vítima enganada

Conforme Diniz, o criminoso acompanhava as vítimas nas consultas no sistema do INSS, que são feitas pela própria pessoa. Em um dos casos, o suspeito alegou que tinha providenciado toda documentação e liberação da aposentadoria e conseguiu ficar com metade do dinheiro.

“Então, não precisava de procuração. Fez assim com uma das vítimas, após o recebimento da aposentadoria, que ele não ajudou em nada, apenas viu que o dinheiro já estava deferido e esperou o dia do saque, foi com ela e se apropriou da metade do dinheiro”, acrescentou.

Diniz complementou que o suspeito falou na delegacia apenas que tinha errado em algumas partes, mas não confessou os crimes. Ele pode responder por estelionato qualificado, por ter praticado o crime contra idosos, exercício irregular da profissão de advogado e uso de documentos falsos.

"Aqui já teve um procedimento no Juizado Especial. Supostamente tinha comprado um veículo, mas, na verdade, pegou o veículo e repassou para uma concessionária para vender como se fosse ter o lucro de repassar o que prometeu ao primeiro comprador depois. É uma forma de estelionato reversa, pega dizendo que vai pagar, mas, na verdade, está é vendendo o carro dele", concluiu.

*(Foto meramente ilustrativa: reprodução Internet)

Por Aline Nascimento, G1 AC — Rio Branco
Fonte: g1 globo

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima