Celeridade Tecnológica: Inteligência Artificial poderá reduzir 20% do estoque de processos

inteligencia artificial reduzir estoque processos direito
bit.ly/37CdF7u | O uso da Legal Intelligent Advisor (Leia) Precedentes, solução que utiliza Inteligência Artificial (IA) para identificação de processos vinculados a temas de precedente, pode diminuir o volume de ações em até 20%, de acordo com os desenvolvedores do sistema.

A medida foi criada pela Softplan em parceria com tribunais estaduais e já é utilizada nos TJs do Ceará, Amazonas, Alagoas, Acre e Mato Grosso do Sul. O software identifica processos que ficam suspensos até que casos semelhantes tenham uma decisão em instância superior.

“A adoção de gestão tecnológica na Justiça já faz parte do cotidiano brasileiro e a Leia Precedentes poderá ajudar a reduzir a quantidade de processos em tramitação no Judiciário brasileiro”, explica Ilson Stabile, diretor executivo da Softplan.

Com a solução em uso, o mecanismo de precedentes no Brasil conseguirá desestimular conflitos judiciais, que ocorriam por causa da demora na avaliação de casos semelhantes já existentes.

Além disso, a tecnologia pretende proporcionar uma maior isonomia e previsibilidade na decisão às partes envolvidas em conflitos judiciais.

Fonte: Conjur

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima