12 curiosidades 'legais' sobre os advogados

12 curiosidades legais sobre advogados bacharel
bit.ly/2VAkPoJ | 1- Advogado ou bacharel? 

No Brasil, só pode ser chamado de advogado quem conclui o curso de direito e se inscreve na Ordem dos Advogados após ser aprovado em concurso. Aquele que apenas conclui o curso superior é chamado bacharel em direito.

2 - Chega junto 

A palavra advogado vem do latim "advocatus", sendo que o prefixo "ad" significa aproximação, e "voco", chamar. Logo, advogado é aquele que é chamado para atuar junto de alguém, particularmente em sua defesa.

3 - Primeiros cursos 

Os primeiros cursos jurídicos do Brasil foram criadas em 11 de agosto de 1827, por Dom Pedro 1º: a Faculdade de Direito de São Paulo, atual Faculdade de Direito da Universidade de Pernambuco.

4 - O dia deles

Em comemoração ao aniversário dos cursos de direito, o dia 11 de agosto é considerado o Dia do Advogado.

5 - E deles também 

Pelo mesmo motivo, na data também se comemora o Dia do Estudante.

6 - Pendura

No século 19, alguns donos de restaurantes se sentiam honrados em atender estudantes de direito e lhes davam refeições gratuitas no dia 11 de agosto. Mais tarde, os estudantes entenderam que todos os restaurantes deveriam agir da mesma forma e passaram a "pagar a conta" com discursos homenageando a casa e os garçons. A ideia era que o proprietário pendurasse a conta num prego esperando que o estudante viesse pagá-la depois de formado. Por isso o dia 11 de agosto é chamado de o Dia do Pendura.

7 - Brecha 

O Código Penal diz que é crime comer em restaurante "sem dispor de recursos para efetuar o pagamento". Porém os praticantes do Pendura usam este argumento para não pagar a conta, já que eles dispõem dos recursos, ou seja, têm dinheiro, mas apenas não querem pagar.

8 - Garçom 

Em 11 de agosto ainda se comemora o Dia do Garçom, como recompensa pelo esforço desses profissionais no Dia do Pendura.

9 - Profissão antiga

O primeiro curso de direito do mundo surgiu no ano 1150, em Bolonha, na Itália.

10 - Do contra 

A expressão "advogado do diabo", usada para classificar quem defende uma tese contestada pela maioria, vem da religião católica, em que um advogado tem a função de rechaçar os méritos de um candidato à canonização.

11 - Honorários 

Os mestres sofistas da Grécia Antiga podem ser chamados de os primeiros advogados do mundo, porque, com grande poder de argumentação, cobravam das pessoas para fazer suas defesas.

12 - Licencinha 

A expressão latina "data venia" significa "dada a permissão" e é usada por advogados quando querem começar a falar discordando de seus interlocutores.

Fonte: noticias.bol.uol.com.br

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima