Como estudar uma matéria em que eu sinto muita dificuldade?

como estudar materia sinto muita dificuldade
bit.ly/3fcjZav | É normal ter uma ou mais matérias preferidas e outras que não te atraem tanto. De qualquer forma, todas serão cobradas no vestibular e você nunca sabe qual a questão que fará a diferença na sua aprovação. Por isso, é importante não deixar nenhuma disciplina de lado e se dedicar a todas, logicamente considerando as específicas para a sua carreira.

Apesar da complexidade dos assuntos, e levando em conta a maior dificuldade sentida em determinada matéria, existem algumas dicas que vão te ajudar a encarar esse desafio.

Nada de generalizações

O primeiro ponto é fugir de generalizações do tipo “meu problema é Física”. Segundo Madson Molina, coordenador do Anglo Vestibulares, é importante ser bem assertivo.

Depois de identificar que “o seu problema é Física”, por exemplo, descubra se dentro da Física sua dificuldade está em exercícios de ótica, por exemplo. Vá mais a fundo e veja se, dentro do tema, o fenômeno da reflexão total seja a grande encrenca. “Essa assertividade vai permitir que ele tire muita fumaça do caminho e identifique exatamente aquilo que precisa resolver”, diz Madson.

Tempo de estudo

Após descobrir qual o assunto que desperta essa dificuldade, insista e destine mais tempo de estudos para ele. Como as pessoas são diferentes, às vezes um determinado tema realmente levará mais tempo para ser apreendido,  mas lembre-se que provavelmente outros assuntos você absorverá mais rapidamente, o que compensa alguns atrasos.

Reserve um tempo todos os dias para estudar essa matéria. Mas limite o quanto será dedicado a ela, para não prejudicar o estudo das outras disciplinas.

Assuntos mais específicos

Não se esqueça que, dependendo do vestibular que vai prestar, é preciso conferir se de fato esse assunto é significante, ou seja, se ele é foi muito cobrado em provas anteriores. “Às vezes, o estudante dedica muito tempo para algo que efetivamente não cai nos vestibulares pretendidos”, diz o coordenador.

Resumos

Os resumos são bem-vindos, mas devem ser feitos por você. Nada de copiar algo pronto de algum colega ou professor, porque a ideia é exatamente colocar no papel os pontos mais frágeis.

Persistência

“Não tem milagres nessa hora. O que eu vejo muito nos estudantes é cada um desenvolvendo sua própria técnica, encontrando seus caminhos, mas todos pautados na persistência, na insistência de que esse determinado assunto é relevante e é preciso aprender”, diz Madson.

Então seja estudando por mais tempo, seja com uma frequência maior de estudos, seja ao longo do ano fazendo revisões programadas desses assuntos: não tem um caminho único a não ser acreditar que é capaz e ter muita dedicação.

Por Guia do Estudante
Fonte: guiadoestudante.abril.com.br

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima