A advocacia online é uma realidade. Como adaptar o seu atendimento em tempos de distanciamento social

advocacia online realidade atendimento distanciamento social
bit.ly/2ZsKqTa | O ano de 2020 ficará registrado na história mundial como o período em que as reuniões online movimentaram a internet. Além das reuniões corporativas muitos atendimentos aos clientes também passaram a ser feitos por meio digital, a era da advocacia online ganhou mais espaço e está conquistando cada dia mais adeptos.

Realizar videoconferências para reunir pessoas e encurtar distâncias não é uma novidade, mas o cenário de distanciamento social motivou essa rotina entre pessoas que nunca tinham experimentado essa facilidade. O atendimento virtual possibilita a resolução de questões de maneira mais prática e amplia o campo de atuação de prestadores de serviços, o que beneficia os advogados.

A seguir vou falar sobre como você pode começar a atuar de forma efetiva na advocacia online, os assuntos que você vai ler são:

  • Novos tempos, novas práticas
  • Advocacia online na prática
  • Causas para advocacia online
  • Seu sucesso depende da sua organização

Novos tempos, novas práticas 

Falar sobre a importância de alguns serviços, como o caso da advocacia, é um dos destaques deste período de isolamento social provocado pela pandemia do Coronavírus. A situação mundial obrigou empresas e profissionais liberais a repensarem a maneira como lidam com seus atendimentos e soluções para os clientes, e isso abriu caminho para que novas oportunidades de atuação fossem consideradas.

Praticar a advocacia na internet é permitido, desde que a conduta do profissional esteja adequada às normas do Código de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que destaca em seu texto:

Art. 2º O advogado, indispensável à administração da Justiça, é defensor do Estado democrático de direito, da cidadania, da moralidade pública, da Justiça e da paz social, subordinando a atividade do seu Ministério Privado à elevada função pública que exerce. 

Entre os parágrafos deste artigo o Código de Ética enfatiza a preservação da honra, da conduta e da dignidade da profissão, de maneira que o advogado zele pelo caráter de essencialidade e indispensabilidade da profissão.

Desta forma, atender seus clientes de advocacia por meio digital é uma possibilidade viável e necessária, não apenas durante o isolamento social, mas para incorporar na prática da profissão a partir de agora.

Os advogados que mais brevemente conseguirem se adequar à advocacia online terão vantagens.

Advocacia online na prática

Embora o encontro entre cliente e advogado não aconteça em um ambiente formal como a sala do seu escritório, a condução da reunião online deve seguir o mesmo padrão de qualidade para que seja bem sucedida, principalmente se for o primeiro contato entre as partes.

  • Ferramentas como Whatsapp e aplicativos para realização de chamadas de áudio e vídeo de boa qualidade são essenciais para exercer a advocacia na internet. 
  • O primeiro contato pode ser feito pelo serviço de troca de mensagens, por ele você pode esclarecer as primeiras dúvidas do seu potencial cliente em relação ao seu trabalho, horário disponível e a importância de ter uma conexão à internet que permita fazer uma videochamada. 
  • Considere ser breve nesses primeiros esclarecimentos e conduza o potencial cliente à primeira reunião online. 
  • Existem diversas ferramentas gratuitas com a possibilidade de fazer videoconferência, antes de oferecer esse serviço aos clientes experimente qual é a sua preferida, faça testes e entenda o funcionamento básico das funcionalidades, desta forma seu tempo com o cliente será melhor aproveitado. 
  • Sua relação com as reuniões online devem ser conduzidas com o mesmo comprometimento do serviço presencial. Leve em conta a pontualidade, a apresentação, a empatia e o desejo de solucionar a necessidade do seu cliente com empenho e ética.

Causas para advocacia online

Uma das grandes vantagens da prática da advocacia online é alcançar pessoas que precisam do seu serviço mas que, por motivos de saúde ou de tempo, não podem comparecer ao seu escritório.

Em tempos de isolamento social, em que a recomendação é para que as pessoas permaneçam em casa, existem pessoas que estão com situações represadas por não poderem ir pessoalmente encontrar um advogado. Essa é a sua oportunidade de começar a advogar de forma virtual e conquistar mais clientes.

E não é só neste momento que você irá se beneficiar deste tipo de prestação de serviços, pense também nos possíveis clientes que estão em outras cidades, no interior e até brasileiros que estão em outros países e precisam da experiência de um advogado para iniciar seu processo judicial.

Esse é o momento ideal para prestar serviço para pessoas que precisam de um assessoramento legal, seja para dar entrada no pedido de aposentadoria, para analisar contratos de compra e venda de bens, resolver questões familiares, situações trabalhistas e causas que envolvem o direito digital ou empresarial.

Confira algumas questões que podem ser resolvidas através do atendimento da advocacia na internet:

  • INSS e Aposentadoria
  • Direito da Família
  • Direito Trabalhista
  • Consumidor e Pequenas Causas
  • Impostos e Tributos
  • Alteração de nome e documentos
  • Situações bancárias
  • Multas e outras pendências relacionadas ao departamento de trânsito
  • Aluguel, despejo e outras questões imobiliárias
  • Usucapião

Seu sucesso depende da sua organização

Passado o primeiro impacto causado pelo isolamento social, que pegou todos os setores da sociedade de surpresa, veio a etapa de adaptação ao trabalho remoto.

Empresas de todos os portes se viram obrigadas a adaptar sistemas, acessos, rotinas e práticas que ainda não eram comuns. Quem estava acostumado a trabalhar de forma presencial em toda a carga horária foi quem mais sentiu a diferença.

O trabalho remoto exigiu das pessoas a organização de um espaço em casa para o trabalho, e quem conseguiu organizar uma rotina obteve mais sucesso nessa jornada.

Para os advogados, que nem sempre trabalham no mesmo horário e lugar, talvez tenha sido mais fácil fazer a adaptação. Contudo, o fato de precisar realizar sua atividade profissional fora do escritório faz com que os profissionais enfrentem alguns desafios.

Para quem deseja começar a advogar cada vez mais de forma remota, e oferecer o serviço de advogado online, precisa organizar a agenda e os afazeres para que seu trabalho se desenvolva de forma mais eficaz.

Entre as dicas para trabalhar chamo atenção para:

  1. Tenha um ambiente em casa apropriado para o trabalho. Se ainda não tem, invista na aquisição de uma mesa e uma cadeira adequadas às horas que você passa trabalhando no computador.
  2. Sua internet não deve ser mais para uso de lazer, seu plano de dados deve prever o acesso às reuniões online em vídeo e com boa qualidade. Atualmente isso conta muito na hora de manter os clientes, nada atrasa mais a agenda do que uma reunião online que tem falhas no áudio ou na imagem e que as pessoas precisem ficar repetindo o que já disseram.
  3. A tendência do trabalho online é acumular mais horas de atenção ao cliente, o fato de atender pelo Whatsapp e outros meios digitais de comunicação torna você disponível com mais facilidade, por isso, determine contratualmente como será feito o acompanhamento do processo do cliente, quantas vezes por semana você deverá retornar com atualizações e determine também horários de atendimento. Observando esses detalhes, e deixando claro para o cliente, ele saberá que caso você tenha visualizado a mensagem, mas não tenha respondido, é porque está envolvido em alguma outra questão naquele momento.
  4. Se precisar de alguém para organizar sua agenda e as conversas, conte com o serviço de outro profissional. Contrate alguém com quem você possa compartilhar a gestão dos processos e tenha mais tempo para fazer o que de fato você sabe: advogar.

A tendência de realizar atendimentos de forma remota já é convencional em outros serviços, principalmente nos ligados à tecnologia. Era natural que essa forma de trabalho chegasse ao meio jurídico.

Aproveite o momento para estudar sobre outras formas de atendimento, sobre conceitos de internet e tecnologia e ofereça cada vez mais facilidades e resolva o problema dos seus clientes de maneira mais eficiente. Tenha um comportamento empreendedor em sua profissão e veja sua carreira desenvolver rapidamente.
________________________________

Rodrigo Padilha
Advogado e empresário do mundo digital com reconhecimento profissional no Brasil e nos EUA. Autor de 8 livros, professor e palestrante, Padilha semeia seu conhecimento no seu país de origem e no país que escolheu morar, EUA.

Empreende nos dois países e opera diariamente na bolsa de valores norte-americana. Padilha é fundador do treinamento de Empreendedorismo Jurídico, do Investidor Maverick e de uma das maiores turmas de segunda fase de Direito Constitucional do Brasil.

Com uma metodologia única que une informalidade, verticalidade e técnica, dedica-se a ajudar pessoas a desenvolverem seus negócios e operarem seus investimentos no Brasil e nos EUA, já tendo, ao longo de 20 anos de carreira e mais de 28.000 horas de docência, auxiliado com sucesso centenas de milhares de profissionais nessa missão.
Fonte: rodrigopadilha.com.br

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima