6 conselhos essenciais para todo jovem advogado

6 conselhos essenciais todo jovem advogado
bit.ly/2GZPF6H | O jovem profissional que deseja trilhar uma carreira de sucesso na advocacia sempre começa sua jornada com muitas dúvidas e incertezas. Pensando nisso, trazemos esses ótimos conselhos. Confira!

As dúvidas surgem porque as universidades, em sua maioria, não preparam o aluno para o mercado de trabalho com uma abordagem prática. Assim, todos acabam passando por essa fase de instabilidade. Então lembre-se de que, muitas vezes, é melhor ter dúvidas do que certezas absolutas. Confira nossa dicas para enfrentar melhor esse desafio e começar sua carreira com o pé direito:

1- Dedique-se

A carreira de todo advogado é escorada em um pilar fundamental de sustentação: sua reputação. E para que tenha uma reputação imaculada, não basta que o advogado seja ético do ponto de vista profissional, não tendo praticado qualquer conduta desabonadora. Uma reputação se constrói com muitos anos de trabalho duro e, sobretudo, com a manutenção de uma postura de sempre oferecer o melhor de si para o cliente. Portanto, o profissional deve sempre buscar se superar.

2- Mantenha uma boa rede de contatos

É sempre bom manter um relacionamento cordial e saudável com clientes atuais e passados, bem como com os demais profissionais da área. Muitas vezes um simples gesto de simpatia ou generosidade pode destacá-lo de uma massa de profissionais e fazer com que você seja lembrado por isso no futuro.

3- Melhore sua comunicação

É fundamental que um advogado saiba se comunicar bem, tanto pela fala como pela escrita. A oratória se mostra muito importante durante audiências e sustentações orais e pode fazer a diferença na decisão do magistrado. Ademais, é muito importante saber falar com o cliente, transmitindo-lhe as informações de seu caso de forma segura e precisa — observando que nem todos os clientes têm conhecimentos na área jurídica e, por isso, o advogado deve ter a habilidade de repassar informações sem se valer da linguagem técnica. E vale aqui ressaltar que também é fundamental a atenção à escrita, já que questionável se torna a fala de quem não consegue colocá-la no papel.

4- Não pare de estudar

O Direito é uma ciência em constante desenvolvimento e exige que seu operador esteja sempre atualizado. Se possível for, faça pós-graduações e especializações para se tornar uma referência na área. Tais cursos são, também, grandes oportunidades para expandir seus contatos profissionais.

5- Mantenha-se sempre informado

Não basta manter-se atualizado com relação apenas ao Direito. É necessário que o advogado acompanhe as mudanças sociais e tecnológicas que ocorrem diariamente no local em que atua. Apenas assim poderá entender o que o cliente espera dele e identificar novas oportunidades para conquistar mais clientes e prever demandas de trabalho que se avizinham.

6- Seja um advogado empreendedor

É compreensível que, muitas vezes, o advogado trabalhe para viver e não o contrário. No entanto, não podemos, nunca, fechar os olhos para a possibilidade de advogar por conta própria ou de tentar uma sociedade em um escritório, trabalhando para promover uma marca de qualidade e excelência no mercado. É claro que essa opção tem o seu próprio tempo, mas é importante tê-la, desde o início, como norte.

Lembre-se sempre de que, havendo, no exercício da advocacia, paixão, planejamento e trabalho, o sucesso sempre estará mais próximo.

Fonte: blog juriscorrespondente 

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima