Faxineira chamada de "Jô Soares" e "aleijadinha" será indenizada

faxineira chamada jo soares aleijadinha indenizada
O TRT (Tribunal Regional do Trabalho) determinou que a faxineira de um condomínio do bairro Nova Gameleira, na região Oeste de Belo Horizonte, seja indenizada em R$ 5 mil reais por devido a ofensas sofridas no ambiente de trabalho.

Segundo a denúncia, mulher trabalhou no conjunto residencial com 921 apartamentos durante 10 anos e, neste período, foi constrangida por colegas de trabalho e também por superiores. Na ação, a trabalhadora alegou que, por conta dos afastamentos relacionados aos problemas de saúde, ela teria sido destratada pelo síndico, que teria dito a ela que “atestados não limpam o prédio.

A vítima afirma que os problemas físicos também lhe renderam o apelido de “aleijadinha” por parte dos colegas, que também tinham o costume de chamá-la de “Jô Soares” devido ao sobrepeso. Outros funcionários do condomínio também teriam colocado uma lagartixa morta na bolsa da mulher, que tem fobia desse animal.

Uma testemunha ouvida no processo confirmou as acusações feitas pela vítima e alegou que, por diversas vezes, encontrou a mulher chorando no local de trabalho. A defesa da empresa responsável pelo contrato da funcionária alegou que não havia sido comunicada sobre as ofensas.

Inicialmente, a 32º Vara do Trabalho de Belo Horizonte negou a indenização, mas a 10º Turma do TRT (Tribunal Regional do Trabalho) atendeu o recurso da vítima e determinou uma indenização por danos morais de R$ 5 mil.

Os magistrados alegaram que a empresa deve fiscalizar o local de trabalho e não agir apenas quando receber denúncias. Além disso, o “o tratamento hostil dispensado à reclamante pelo seu superior hierárquico e colegas de trabalho” justificaria o pagamento do valor.

*Estagiário do R7, sob supervisão de Pablo Nascimento

MINAS GERAIS | Pablo Nascimento e Célio Ribeiro*, do R7
Fonte: noticias.r7.com

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima