PM aponta arma e algema jovem negro que gravava manobras de bicicleta em Goiás; vídeo

policiais apontam armas algemam ciclista goias
Um ciclista negro filmou quando foi abordado por dois policiais militares em uma praça de Cidade Ocidental, no Entorno do Distrito Federal. As imagens mostram os PMs armados exigindo que o jovem colocasse as mãos na cabeça enquanto ele questiona o motivo de ser alvo da abordagem (assista no final da matéria).

O rapaz que aparece fazendo manobras disse à TV Anhanguera que trabalha como eletricista, mas estava filmando o vídeo para um canal que tem no YouTube. Ele contou que a gravação foi feita na manhã de sexta-feira (28) e que, depois da abordagem, teve que assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por desobediência.

As imagens estão repercutindo nas redes sociais. Muitos internautas questionam se a forma como os policiais agiram se deu pelo fato de o jovem ser negro.

A Polícia Militar informou, por meio de nota, que está “verificando todas as informações relativas a este fato” para se posicionar sobre o que aconteceu. A reportagem questionou se os policiais seguiram o procedimento padrão e as circunstâncias que levaram à abordagem, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.

O Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) informou, por meio de nota, que “instaurou um procedimento para apuração dos fatos por meio de uma das promotorias de Cidade Ocidental que têm atribuição para atuar no controle externo da atividade policial”.

Vídeo mostra abordagem

No vídeo, o jovem para a bicicleta quando vê os PMs saindo do carro a poucos metros dele. O jovem pega a câmera, que estava posicionada no chão, e pergunta aos policiais o motivo da abordagem. Enquanto isso, um dos policiais exige: “Coloca a mão na cabeça!”.

O ciclista pergunta: “Por que você está apontando a arma para mim?”. De imediato, o PM repete: “Coloca a mão na cabeça”.

O ciclista pede: “Para de apontar a arma para mim”. Em seguida, o policial responde: “Esse é o procedimento. Isso é uma abordagem. Se você não obedecer, você vai ser preso”.

“Olha como estão me tratando. Como assim?”, questiona o jovem.

O outro PM afirma: “Estou de dando uma ordem legal: coloca a mão na cabeça”.

Após a discussão, o ciclista coloca a câmera no chão e tira a camiseta. Depois, se coloca de costas para os policiais e põe as mãos atrás da cabeça, obedecendo à ordem. Um dos PMs começa a algemá-lo e, em seguida, desliga a câmera.

Após discussão, ciclista obedece ordem de PMs e coloca as mãos na cabeça

Por Vanessa Martins e Paula Jardim, G1 GO e TV Anhanguera
Fonte: g1.globo.com

1/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima