Saiba quando o seguro pode negar a indenização!

saiba quando seguro pode negar indenizacao
Obviamente, ter um seguro para o carro é algo fundamental. No entanto, em algumas situações, o seguro pode negar a indenização.

Portanto, é importante manter-se esclarecido sobre isto. No caso, pra evitar surpresas desagradáveis e acabar saindo no prejuízo, mesmo tendo o carro assegurado…

Quando o seguro pode negar a indenização

De acordo o diretor comercial da Seguralta, Nilton Dias, é fundamental que o dono do veículo conheça todas as cláusulas do contrato, antes mesmo de contratar o seguro. Assim, não fica desprevenido para surpresas desagradáveis. Em especial, sobre indenizações negadas.

Por exemplo, é preciso estar atendo às coberturas e exclusões. Também, situações que impedem o recebimento da indenização.

“O segurado deve estar sempre atento ao pagamento do serviço, não podendo, assim, atrasar. Além disso, conferir se as coberturas que ele necessita estão inclusas na apólice”, esclarece Dias.

O diretor ainda salienta que mudar de carro e não notificar a seguradora é um dos motivos em que o seguro pode negar a indenização.

Além disso, se colocar em situações de risco também pode incidir no não pagamento de indenização. Por exemplo, deixar o carro destrancado, forçar a passagem em um local alagado, cometer infrações legais. Além de não entregar todos os documentos exigidos.

Foto: Pexels

Além dos casos apontados pelo diretor da Seguralta, de acordo com a Associação Âmbito Jurídico, o seguro pode negar a indenização no caso de divergências de informações no ato da contratação.

Portanto, tanto se fala da importância de não omitir ou mentir informações e dados na hora de contratar o seguro do auto.

Foto: Pexels

Casos omissos

Por outro lado, algumas cláusulas ou situações podem ser específicas. Neste caso, a recomendação é consultar, primeiramente, a seguradora.

Caso não exista uma solução, deve-se procurar a SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) ou mesmo o PROCON do seu município.

Foto: Pexels

Dados sobre seguros de carros no Brasil

De acordo a última pesquisa realizada pela Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais (CNseg), apenas 30% dos carros que circulam no Brasil contam com seguro.

Outras pesquisas sobre o segmento apontam números ainda mais alarmantes – cerca de 80% da frota nacional não possui o serviço.
_____________________________________

Erica Franco
Jornalista por formação, com mais de 15 anos de experiência em redação em geral. Passagens pelo caderno Máquina e Moto Máquina do jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista e site Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros.
Fonte: garagem360.com.br

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima