Homem casado que mantinha relações com outras cinco deve indenizar ex-amante

homem casado relacoes cinco indenizar amante
Via @consultor_juridico | O dano moral é aquele que traz como consequência a ofensa à honra, ao afeto, à liberdade, à profissão, ao respeito, à psique, à saúde, ao nome, ao crédito, ao bem estar e à vida.

Com base nesse entendimento, a 5ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve a condenação a um homem de indenizar uma mulher com quem se relacionou, mas sem contar que já era casado. A reparação por danos morais foi fixada em R$ 10 mil.

Na ação, a mulher afirmou ter conhecido o réu em 2014, pelas redes sociais. Em julho de 2019, eles iniciaram um relacionamento e teriam assumido um compromisso monogâmico, "com exclusividade e confiança, o que inclusive permitiria manter relações sexuais sem as respectivas proteções".

Porém, três meses depois, a autora descobriu que o namorado era casado havia anos com outra mulher. Além disso, ela também descobriu que ele mantinha outras amantes — inclusive, a autora conheceu uma delas pelas redes sociais. Nos autos, o réu confessou que mantinha, simultaneamente, relacionamentos com outras seis mulheres.

A história acabou exposta no Twitter e viralizou meses depois por meio da hashtag #Bacurau11. Isso porque o homem teria levado a esposa e todas as amantes ao cinema para assistir ao filme Bacurau em dias e locais diferentes, o que não seria verdade. Por causa dessa exposição — feita nas redes sociais pela autora da ação —, ela acabou sendo processada na esfera criminal por injúria e difamação. O caso encontra-se na segunda instância do Judiciário paulista.

Na ação indenizatória, ela disse ter sofrido danos psicológicos com a exposição no Twitter, com o procedimento criminal e também pelo comportamento do réu, que "teria sido infiel e teria induzido a autora a manter relações sexuais sem proteção, com risco de contrair doenças". A indenização foi deferida em primeira instância.

Ao TJ-SP, o réu alegou não ter havido qualquer dever de fidelidade, mas apenas encontros sexuais com a autora. Ele pediu a procedência da reconvenção, afirmando que a autora, diante da repercussão nas redes sociais, teria tido a intenção de prejudicá-lo, abusando da liberdade de expressão. Entretanto, em votação unânime, o TJ-SP manteve a sentença.

Segundo o relator, desembargador Mathias Coltro, de início, a questão da eventual infidelidade conjugal não seria base para a indenização, já que as partes sequer tinham um relacionamento com as características de união estável, "embora lamentável a situação exposta e admitida pelo requerido quanto aos diversos relacionamentos paralelos".

Mas, para o magistrado, o caso dos autos possui algumas particularidades. "A partir do momento em que os fatos acabaram expostos e com repercussão, além do processo criminal instaurado pelo requerido, sabendo que os fatos narrados pela autora eram verdadeiros, tem-se que os danos morais estão caracterizados", disse.

A conclusão, afirmou Coltro, só poderia ser no sentido de manter a sentença, no que diz respeito à caracterização dos danos morais sofridos pela autora. Por outro lado, ele rejeitou o pedido da mulher para majorar a indenização e manteve o valor de R$ 10 mil. 

1008889-92.2020.8.26.0011

Por Tábata Viapiana
Fonte: Conjur

5/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

  1. Informative! Thank you for sharing this article.
    SAP Hybris Certification

    ResponderExcluir
  2. The shared article is very creative and informative. Great work keep doing. Petersburg Traffic Lawyer

    ResponderExcluir
  3. virginia uncontested divorce procedure

    To file for an uncontested divorce in Virginia, spouses must meet residency requirements, draft a settlement agreement, and file necessary documents. The court reviews the case, and if approved, issues a final decree.

    ResponderExcluir
  4. A decisão judicial de que um homem casado, que mantinha relações com outras cinco mulheres além de sua esposa, deve indenizar uma ex-amante destaca a complexidade das relações interpessoais e as possíveis repercussões legais. A decisão parece refletir a consideração não apenas do aspecto moral, mas também dos danos emocionais causados à ex-amante. manassas traffic lawyer

    ResponderExcluir
  5. Motorcycle accident attorneys have the skills and resources necessary to conduct thorough investigations into the circumstances surrounding the accident. They work diligently to gather evidence such as accident reports, witness statements, medical records, and expert opinions to build a strong case on behalf of their clients. Motorcycle accident attorneys

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima