Veja como a qualidade da animação 3D evoluiu desde o caso Nardoni

qualidade animacao 3d evoluiu caso nardoni
Por @bernardodeazevedoesouza | Na noite de 29 de março de 2008, a menina Isabella Nardoni, de apenas 5 anos, foi jogada do sexto andar de um edifício em São Paulo (SP), no qual morava com seu pai, Alexandre Nardoni, e sua madrasta, Anna Carolina Jatobá. O caso Nardoni chocou o Brasil na época e foi intensamente veiculando em noticiários, incluindo o Fantástico, da Globo.

Animação 3D no caso Nardoni

Um fato que chamou atenção, durante um dos episódios do programa, foi a exibição de uma animação 3D relacionada ao caso. O vídeo apresentava a reconstrução da dinâmica dos fatos, desde o momento no qual Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá estavam na garagem do edifício até a hora em que o pai joga Isabella pela janela do sexto andar.

Relembre, em síntese, a animação divulgada na época:

O olhar de grande parte da população sobre como o crime aconteceu certamente foi influenciado pela animação 3D. Muitas pessoas recordam até hoje de frames do vídeo apresentado no Fantástico, sobretudo o momento em que Alexandre leva Isabella até a janela e joga a menina. Apesar do desfecho tráfico, o episódio revela o poder da animação 3D.

A qualidade gráfica da animação 3D evoluiu desde então

Pesquisas já demonstraram que vídeos e animações nos auxiliam a compreender e reter melhor as informações apresentadas. Por conta disso, aliás, um número cada vez maior de advogados tem usado tais recursos visuais em processos judiciais, para expor melhor seus argumentos, e no âmbito do Tribunal do Júri, para convencer os jurados.

À medida que a tecnologia avança, aumenta também a qualidade gráfica das animações 3D. Hoje em dia, só para ilustrar, é possível representar personagens e ambientes em seus mínimos detalhes. Softwares como Blender e Cinema 4D permitem aprimorar a narrativa  jurídica de forma visual, facilitando a compreensão das teses pelos magistrados.

Veja como a animação 3D evoluiu na esfera jurídica desde o caso Nardoni, neste vídeo produzido pela View 3D Studio:

Advogados já estão aproveitando o potencial para animação 3D na advocacia. Quer saber mais sobre o assunto? Nesta quinta-feira, às 20h, vou fazer a MasterClass Inovação e Tecnologia para Advogados. Se você enxergar novas possibilidades de atuação, conhecer novas tecnologias e impulsionar seus resultados, clique aqui para se inscrever.

Espero você lá!

____________________________________

OBS. A evolução da animação 3D tratada neste texto está relacionada à aplicação na esfera jurídica. Se pensarmos em outras indústrias, como a dos games, a evolução aconteceu de forma muito acelerada. Em 2008, aliás, jogos de computador ou videogames já apresentavam qualidades gráficas muito superiores àquela utilizada no caso Nardoni.

____________________________________

Enfim, quer estar por dentro de tudo que envolve Direito, inovação e novas tecnologias?

Siga-me, então, no Facebook, Instagram e LinkedIn e acompanhe conteúdos diários para se manter atualizado.

Bernardo de Azevedo
Advogado, empreendedor, professor e pesquisador de novas tecnologias. Acredita no poder da informação como forma de incentivar as pessoas a promover mudanças.
Fonte: bernardodeazevedo.com

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima