SEGUNDOS: é o que o seu cliente leva para formar uma primeira impressão de você!

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Via @crissoffiatti | Segundos! É exatamente o tempo que demora para se formar a primeira impressão sobre alguém. Bert Decker, um expert em comunicações, realizou um estudo que confirma que nosso cérebro leva apenas 2 segundos para formar uma primeira impressão sobre alguém, e nos próximos 4 minutos ele completará o resto da ideia.

Além disso, pesquisas apresentadas em 2014 no Congresso Anual da Sociedade de Psicologia Social e Personalidade dos Estados Unidos, indicaram algo ainda maior! O poder das ideias que o cérebro molda nesses segundos, é tão forte que mesmo com os fatos sendo apresentados posteriormente, o pré-conceito não se desfaz tão facilmente.

Reprodução Faspec

Nosso cérebro age de forma inconsciente, a imagem mental que formamos condicionará nossas interações com a pessoa. De maneira simples, por exemplo, se formamos uma imagem de que a pessoa que acabamos de conhecer é rude,  é mais provável que nós mostremos rudes também. Por isso dizem que mudar uma primeira impressão é complicado,  pois tendemos a reagir de acordo com essa primeira impressão. 

Reprodução br.freepik 

O que contribui com a primeira impressão?

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Journal of Consulting Psychology os fatores principais de influência são:

  • 55% de imagem externa, que seria os acessórios a vestimenta e a higiene como cabelo e unha;
  • 38% é a postura corporal;
  • 7% é a comunicação verbal.

Ao escolher o que vestir nós automaticamente decidimos o que vamos transmitir, seja de forma consciente ou não. Podemos concluir que a linguagem não verbal e a aparência são pesos importantes na imagem que as pessoas terão de nós, e tem o poder de afetar nossa vida positivamente ou não! 

Qual papel da Gestão de Imagem profissional na primeira impressão?

Como vimos a imagem externa e a postura corporal correspondem a 93% da força da primeira impressão formada. Se as roupas que usamos tem o poder de transmitir impressões, porque não direciona-la de acordo com nossos objetivos de posicionamento? 

A Gestão de Imagem profissional direciona a percepção que se tem da autoimagem, ou seja, descobrir aspectos sobre si mesma que nunca prestou atenção antes, estabelecer uma comunicação interna e externa que contribua com a construção da imagem e do seu estilo pessoal. É possível por meio da imagem conquistar seus objetivos, recuperar a confiança e a auto estima além de solidificar as relações  profissionais e por consequência as pessoais.

Espero que com esse post, você perceba a força que a sua imagem tem nas relações interpessoais e na vida profissional. Se você deseja saber mais sobre o poder da imagem, e aprender como usa-la a seu favor, de acordo com seus objetivos e em diferentes contextos, eu posso te ajudar! Acompanhe mais dicas também pelo Instagram @crissoffiatti.

Fonte: www.crissoffiatti.com.br

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