A utilização da assinatura eletrônica precisa crescer no setor público

utilizacao assinatura eletronica crescer setor publico
Via @zapsignoficial | As assinaturas eletrônicas otimizam os processos das empresas e ajudam a cortar custos de maneira estratégica, mas será que o mesmo vale para o setor público?

As empresas estão cada vez mais tecnológicas, com soluções digitais para praticamente qualquer setor de qualquer negócio. Implementar tecnologia nas empresas é sinônimo de inovação e destaque no mercado e porque não usar essas tecnologias nos órgãos públicos para que tenham o mesmo desempenho de empresas de ponta? 

A modernização da gestão de documentos no Brasil ainda é pequena se comparada a outras nações, mas órgãos como a Receita Federal do Brasil e instituições como a Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, já possibilitam o uso da versão digital em seus atos.

Imagine o quanto de espaço físico os órgãos públicos iriam liberar com arquivos digitalizados? E os processos burocráticos na hora de acessar um documento que podem ser evitados? A digitalização já está, aos poucos, sendo implementada e já mostra como a praticidade dos meios eletrônicos favorece a todos. 

As assinaturas eletrônicas são uma excelente maneira de alavancar a digitalização dos procedimentos públicos. É fácil de usar e qualquer pessoa com um dispositivo com conexão à internet consegue acessar. 

Isso sem abrir mão da segurança. A plataforma da ZapSign exemplifica bem isso, pois captura diversos dados de autenticação do signatário além da assinatura na tela, como IP, data e hora, telefone, e-mail, código único e informações do dispositivo, navegador e sistema operacional do signatário. 

Além disso, a integridade do documento é assegurada pelo algoritmo SHA256, uma função hash criptográfica criada pela NSA, que identifica caso qualquer tipo de alteração seja feita no documento original, além do documento final ser certificado digitalmente pela ZapSign com certificado A1 ICP-Brasil.  

As assinaturas eletrônicas ajudam a reduzir os custos financeiros e tempo empregado nas tarefas, ao passo que garante a segurança necessária para celebrar negócios jurídicos. 

Embora o setor público caminhe devagar para digitalização, ele deve ceder à transformação digital e adaptar seu formato de atuação. 

Você faz assinatura eletrônica? Teste grátis a ZapSign e conheça toda a praticidade e segurança da plataforma.

https://zapsign.com.br/

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima