Dias Toffoli pede explicações sobre fim da informação sobre validade de produtos

Feed mikle

Dias Toffoli pede explicações sobre fim da informação sobre validade de produtos

dias toffoli explicacoes fim informacao validade produtos
Via @cnnbrasil | O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), enviou, nesta quarta-feira (17), ao plenário da Corte, uma ação apresentada pelo Partido Verde (PV) contra portaria do Ministério da Agricultura, cujo teor garante a inexigibilidade da indicação do prazo de validade dos produtos hortícolas.

Toffoli também solicitou informações à pasta no prazo de dez dias.

Na ação, a legenda afirmou que a norma “precariza” a segurança alimentar e expondo uma parcela severa da população brasileira ao consumo de alimentos inapropriados para o consumo, isto é, com o prazo de validade expirado”.

“Ao desobrigar a indicação de prazo de validade nos produtos hortícolas, a norma questionada teria fragilizado a saúde pública e a proteção ao consumidor, notadamente aqueles pertencentes às classes mais baixas, por possibilitar a venda ou a doação de produtos que estariam impróprios para o consumo”, afirmou o partido.

A legenda disse ainda que tal portara pode se tratar de estratégia de cunho eleitoral, “visando simular o aumento de oferta e a diminuição dos preços dos produtos ao consumidor final, de forma a reduzir a sensibilidade da população à inflação e à crise econômica”.

“Além disso, a norma importaria em retrocesso em matéria de proteção da saúde pública e acabaria por desconsiderar o dever de proteção à vida, a segurança alimentar da população de maneira geral e a proteção ao consumidor como direito social de primeira necessidade”, afirmou.

Gabriela Coelho, da CNN
Fonte: www.cnnbrasil.com.br

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima