Ministro Lewandowski pode antecipar aposentadoria para janeiro de 2023

ministro lewandowski antecipar aposentadoria janeiro 2023
Via @bahianoticias | O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), poderá antecipar sua aposentadoria para janeiro de 2023. A aposentadoria do ministro está programada para maio, quando completará 75 anos.

Segundo a coluna Carolina Brígido, o ministro tem dito a pessoas próximas que não quer “esperar o café ser servido frio”, e por isso, quer antecipar sua saída do Supremo. Com isso, será aberta uma vaga no Supremo logo no início do mandato do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.

O ministro diz que, quando servidores e membros do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-S) estão prestes a se aposentar, o café começa a ser servido frio, no sentido de dizer que a autoridade começa a perder poder. Questionado se integraria o primeiro escalão de Lula, Lewandowski desconversa e diz que não tem esse plano. Na transição, o nome do ministro do STF chegou a ser aventado para o Ministério da Justiça. Depois, passou a ser cogitado para alguma embaixada no exterior. Nenhuma dessas opções foi confirmada até agora, conforme informa a colunista.

Lewandowski é apontado por aliados de Lula como o maior dialogador da transição com o STF. A expectativa é que o ministro ajude o presidente eleito a escolher o novo ministro do Supremo. Até agora, um dos nomes mais cotados é o do advogado criminalista Pierpaolo Bottini, professor da Universidade de São Paulo (USP), onde Lewandowski também é professor. A segunda vaga no STF deverá ser aberta em outubro de 2023, com a aposentadoria de Rosa Weber. A intenção do presidente eleito é indicar uma mulher para ocupar a cadeira.

Fonte: www.bahianoticias.com.br

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima