Mercado dos eSports movimentará US$ 204,6 bi em 2023 e faltam advogados, diz o “guru” dos eSports

mercado esports movimentara 204 bi 2023 faltam advogados guru
Uma coisa óbvia precisa ser dita ao advogado de hoje que procura novas oportunidades para o escritório ou para os seus projetos pessoais: temos que estar atentos aos novos modelos de negócio!

E os games e os eSports, hoje, é um deles.

Com atuação de mais de 15 (quinze) anos com Direito e Entretenimento - anos esses dedicados à indústria dos games (jogos eletrônicos) e dos eSports (esportes eletrônicos) - sempre analisei os dados do mercado para garimpar novos modelos de negócio e, assim, direcionar as minhas estratégias de relacionamento com potenciais clientes.

O cenário dos games e eSports representa um mercado vasto e altamente lucrativo. Um terreno fértil para investidores, influencers, times, jogadores e desenvolvedores da indústria dos jogos eletrônicos que fazem esse universo fermentar.

E paralelamente, todos os prestadores de serviços (como também os advogados), acabam recebendo grandes responsabilidades.

Os números (dados e estatísticas), desde que confiáveis, não mentem e sempre nos brindam com informações valiosíssimas que, ao profissional que sabe fazer o bom uso, abstrai as melhores oportunidades de mercado para o seu nicho profissional.

O relatório global publicado pela Newzoo no final de 2022 trouxe informações de grande valia. No mundo, o mercado movimentará nada mais que US$ 204,6 e trará oportunidades incríveis para o Brasil.

TENDÊNCIAS PARA O MERCADO BRASILEIRO

Muitos não sabem, mas o Brasil está em 10° lugar no ranking de consumidores que investem dinheiro em jogos eletrônicos e, hoje, há mais de 100 milhões de consumidores de jogos eletrônicos no território nacional.

E com a importação de novos jogos (tendência), novos torneios serão organizados e que possuem premiações diárias tornam o cenário ainda maior.

Fato desconhecido por muitos é que, hoje, temos centenas de títulos de jogos competitivos e dezenas de torneios independentes (brasileiros) acontecendo em tempo real e 24 horas por dia, sendo que 90% desses torneios ocorrem à distância.

Os eSports também vão marcar presença nas Olimpíadas dm 2023, e não é preciso dizer mais nenhuma obviedade, ou seja, de que o mercado brasileiro expandirá ainda mais.

E AS OPORTUNIDADES PARA O ADVOGADO?

Antes de qualquer coisa é preciso saber que esse é um mercado real e possível para qualquer profissional, especialmente aos que gostam de jogos e são apaixonados pelo cenário.

As oportunidades estão em todos os lugares, e vão desde a assessoria jurídica para times - que são milhões de times independentes, mas regularmente constituídos (pessoa jurídica) – à assessoria jurídica para jogadores, passando pelo contencioso e preventivo na defesa de organizadores de eventos, publicadoras dos jogos, desenvolvedores e muito mais.

Apenas aos céticos, que desdenham do mercado e das oportunidades que nele navegam, o cenário pode não representar muita coisa. Mas aos que, no mínimo, estão abertos a receber novas informações que podem realmente ser definitivas na vida profissional, vale a pena apostar e se dedicar a esse modelo de negócio do presente.

Helio Brogna Coelho Zwicker (@advesports) é advogado e pós-graduado em Direito e Tecnologia da Informação pela Universidade de São Paulo. Especialista em eSports (Esportes Eletrônicos) e Entretenimento. Diretor Jurídico da Associação Comercial e Industrial de Games (Acigames). Diretor Jurídico da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOMM). Sócio do escritório Terras Coelho Advogados. Milita na advocacia há 15 anos.

É pioneiro na advocacia focada em games e eSports no Brasil. Atuou nos casos de maior repercussão do cenário, em processos que ficaram conhecidos como o caso "Nappon", "Brutt", "Cruzeiro" e muitos outros. Dedica-se à assessoria e defesa de influencers do cenário gamer e eSports, atletas profissionais, desenvolvedoras de jogos eletrônicos, publishers e organizadoras de eventos desportivos.

1/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

  1. By leveraging lightweight composite materials and advanced deployment mechanisms Geometry Dash promises to enable unprecedented capabilities in space exploration

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima