A proposta, de autoria do deputado Marcos Tavares (PDT-RJ), está em análise na Câmara dos Deputados.
“A disciplina ajudará a prevenir conflitos e a resolver futuras disputas de maneira pacífica”, afirma Tavares. “Cidadãos informados estão mais capacitados para buscar soluções legais em vez de recorrer à violência”, acrescenta.
Conteúdo programático
Conforme o projeto, o conteúdo programático mínimo da disciplina deverá conter:
- direitos e deveres fundamentais previstos na Constituição Federal;
- noções de cidadania e participação democrática;
- estrutura e funcionamento do sistema judiciário brasileiro;
- direitos do consumidor;
- direito do trabalho;
- direito ambiental; e
- princípios de ética e moral.
Caberá ao Ministério da Educação desenvolver programas de capacitação continuada para professores. O governo federal poderá ainda incentivar parcerias com instituições de ensino superior, órgãos do Poder Judiciário e organizações não governamentais para apoiar a implementação e o desenvolvimento da educação em noções de direito nas escolas.
LDB
O projeto de Marcos Tavares não altera nenhuma legislação existente. Atualmente, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) estabelece que os conteúdos curriculares da educação básica observarão, entre suas diretrizes, a difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e à ordem democrática.
Próximos passos
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Educação; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Para virar lei, a medida precisa ser aprovada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal.
Marcos Tavares: objetivo é formar cidadãos cientes de seus direitos e deveres
Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Marcelo Oliveira
Fonte: @camaradeputados
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