Em decisão unânime, a 4ª Câmara de Direito Comercial do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) negou agravo interno interposto e manteve decisão que autorizou a penhora de ativos financeiros de esposa no curso de uma execução de título extrajudicial movida por instituição financeira.
O devedor havia alegado que a penhora das contas de sua esposa viola o devido processo legal, argumentando que inexiste comprovação de ocultação de bens. Entretanto, o desembargador relator esclareceu que a decisão se fundamenta em entendimento do Superior Tribunal de Justiça (STJ), especificamente no Agravo Interno no Agravo em Recurso Especial n. 1.945.541/PR, que prevê a possibilidade de penhora dos bens comuns do casal, desde que respeitada a divisão patrimonial e as exceções de incomunicabilidade do artigo 1.668 do Código Civil. “Conforme bem esclarecido na decisão monocrática recorrida, não se trata de incluir o cônjuge no polo passivo da execução como se fosse devedor, mas de permitir a penhora sobre os bens comuns do casal, incluindo os ativos financeiros”, destacou o magistrado.
O relator também enfatizou que, caso a penhora incida sobre bens de propriedade exclusiva do cônjuge, a medida adequada seria a interposição de embargos de terceiro, ação que cabe ao interessado. A decisão reforça o entendimento de que o patrimônio comum dos casais pode ser alvo de penhora em execuções, mesmo quando o cônjuge não é parte da ação, desde que a divisão de bens seja observada.
Fonte: @tjscoficial
Olá amigos, sou médico de profissão. Nunca acreditei em superfeshier por causa da minha experiência profissional até conhecer o Dr. Gideon, um poderoso lançador de feitiços que é incrível com o seu trabalho. Eu estava a ter problemas no meu casamento de 12 anos quando descobri que o meu marido tinha um caso com o seu colega então confrontei-o, tudo o que ele me podia dizer é que eu deveria estar pronta para o divórcio porque ele está cansado de mim, isto foi realmente surpreendente. porque daqui a dois dias recebo dele a certidão de divórcio, imploro-lhe para parar mas ele comportou-se de forma estranha, nem pensa como isso vai afetar os nossos filhos, depois falei com uma amiga sobre o meu problema e ela contou-me como estava numa situação semelhante, mas o Dr. Gideon lançou um feitiço de amor para ela que salvou o seu casamento, eu estava cético, mas realmente não quero um casamento falhado, por isso contactei o Doutor Gideon para obter ajuda depois de ele- explicar minha situação, Disseram-me o que fazer e hoje o meu marido está novamente em paz comigo e parou com todos os seus maus atos contra mim. Se tiver um problema no seu relacionamento, o Dr. Gideon é a sua última paragem para encontrar uma solução. Pode contactá-lo no WhatsApp:. +2347042191323
ResponderExcluirE-mail: drgideon611@gmail.com
Postar um comentário
Agradecemos pelo seu comentário!