Juiz permite transferência de carro a viúva mesmo sem inventário

juiz permite transferencia carro viuva mesmo sem inventario
Via @portalmigalhas | Uma viúva obteve, em menos de seis horas, alvará judicial para transferir para o próprio nome o carro do falecido esposo, mesmo sem inventário.

Segundo o juiz de Direito Alexandre Francisco Santos, da vara única de Tabapuã/SP, responsável pela sentença, o consenso entre herdeiros e a inexistência de prejuízo a terceiros afasta a necessidade de inventário.

O pedido foi ajuizado pela viúva e por dois herdeiros do proprietário do veículo, que alegaram que o falecido havia adquirido o automóvel de terceiro, mas que a transferência documental não havia sido concluída.

Diante disso, solicitaram a expedição de alvará para regularizar a propriedade do bem junto ao departamento de trânsito.

Ao analisar o caso, o magistrado reconheceu a legitimidade do pedido e destacou que "há interesse no deferimento da pretensão, porque comprovada a legitimidade e o interesse de agir, sendo realmente necessário o instrumento judicial para os fins descritos no presente feito".

Na decisão, o juiz citou jurisprudência do TJ/SP que autoriza a concessão de alvará para regularização de veículos em situações semelhantes, desde que haja consenso entre os herdeiros e inexistência de prejuízo a terceiros, afastando assim a necessidade de inventário.

"Estando os herdeiros, todos maiores e capazes, concordes com a expedição do alvará e, tendo o vendedor recebido todo o preço ajustado, não se mostra necessária a abertura de inventário para a partilha", afirmou o magistrado.

Diante das provas apresentadas, julgou procedente o pedido e autorizou a expedição do alvará para que a titularidade do veículo seja transferida à viúva.

Os advogados do escritório Elton Fernandes Advocacia Especializada em Saúde atuaram pela viúva. 

Veja a sentença.

Fonte: https://www.migalhas.com.br/quentes/426323/juiz-permite-transferencia-de-carro-a-viuva-mesmo-sem-inventario

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima