Professora deficiente que passou em concurso entra na Justiça para assumir vaga

professora deficiente justica assumir vaga direito
bit.ly/2Bjo21T | Uma professora de São Carlos entrou na justiça para assumir uma vaga para a qual foi aprovada em concurso público da prefeitura. A primeira audiência acontece na quinta-feira (17). Ela se inscreveu para a vaga de deficiente, mas foi considerada inapta na avaliação médica.

“Eu fiz a minha inscrição como deficiente físico, levando toda a minha documentação atestando essa deficiência e foi aceito, tanto que na classificação do processo seletivo eu fui a primeira. A única candidata deficiente físico para o cargo que eu pleiteava”, afirmou Jordânia Soares Milore.

Ela tem uma deficiência motora nas pernas atestada por um laudo médico, mas quando fez o exame admissional, o médico a classificou como inapta para a vaga.

“É a contradição. A limitação que a deficiência impõe estaria impedindo ela de assumir essa vaga que é para deficiente, o que nos causa estranheza”, afirmou a advogada Aline Droppe Bravo.

A prefeitura não quis se manifestar e disse que irá se pronunciar somente nos autos do processo.

Professora de São Carlos entra na justiça para assumir vaga de deficiente para a qual passou em concurso da prefeitura. — Foto: Marlon Tavoni/EPTV

Mas a psicopedagoga Caroline Palmieri lembra que os deficientes tem direito a uma cota de vagas nos serviços públicos e nas empresas privadas.

“Os órgãos públicos têm que contratar de 2 a 5% de deficientes: 2% se tiver até 100 funcionários e 5% se tiver mais de 1 mil funcionários. Se essa lei for desrespeitada é preciso procurar o Ministério Público, a delegacia do trabalho, fazer uma denuncia e garantir que seus direitos sejam estabelecidos.”

“Se existe uma vaga PCD e pela sua deficiência você é tido como inapto ficou incoerente. Eu me senti muito mal, me senti lesada. Uma vaga com inclusão, mas onde está a inclusão?”, disse Jordânia.

Por EPTV2
Fonte: g1.globo.com

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima