Professora deficiente que passou em concurso entra na Justiça para assumir vaga

Feed mikle

Professora deficiente que passou em concurso entra na Justiça para assumir vaga

professora deficiente justica assumir vaga direito
bit.ly/2Bjo21T | Uma professora de São Carlos entrou na justiça para assumir uma vaga para a qual foi aprovada em concurso público da prefeitura. A primeira audiência acontece na quinta-feira (17). Ela se inscreveu para a vaga de deficiente, mas foi considerada inapta na avaliação médica.

“Eu fiz a minha inscrição como deficiente físico, levando toda a minha documentação atestando essa deficiência e foi aceito, tanto que na classificação do processo seletivo eu fui a primeira. A única candidata deficiente físico para o cargo que eu pleiteava”, afirmou Jordânia Soares Milore.

Ela tem uma deficiência motora nas pernas atestada por um laudo médico, mas quando fez o exame admissional, o médico a classificou como inapta para a vaga.

“É a contradição. A limitação que a deficiência impõe estaria impedindo ela de assumir essa vaga que é para deficiente, o que nos causa estranheza”, afirmou a advogada Aline Droppe Bravo.

A prefeitura não quis se manifestar e disse que irá se pronunciar somente nos autos do processo.

Professora de São Carlos entra na justiça para assumir vaga de deficiente para a qual passou em concurso da prefeitura. — Foto: Marlon Tavoni/EPTV

Mas a psicopedagoga Caroline Palmieri lembra que os deficientes tem direito a uma cota de vagas nos serviços públicos e nas empresas privadas.

“Os órgãos públicos têm que contratar de 2 a 5% de deficientes: 2% se tiver até 100 funcionários e 5% se tiver mais de 1 mil funcionários. Se essa lei for desrespeitada é preciso procurar o Ministério Público, a delegacia do trabalho, fazer uma denuncia e garantir que seus direitos sejam estabelecidos.”

“Se existe uma vaga PCD e pela sua deficiência você é tido como inapto ficou incoerente. Eu me senti muito mal, me senti lesada. Uma vaga com inclusão, mas onde está a inclusão?”, disse Jordânia.

Por EPTV2
Fonte: g1.globo.com

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima

Continua após + Lidas da Semana