R$ 700 mil: salário de devedor é penhorado para pagar dívida de 11 anos

salario penhorado divida 11 anos direito
bit.ly/320CYxD | Como determinado pelo inciso IV do artigo 833 do Código de Processo Civil, remunerações, soldos, pecúlios, pensões e ganhos do trabalhador autônomo são impenhoráveis. Entretanto, a jurisprudência entende que essa regra pode ser relativizada desde que o desconto não comprometa o sustento do devedor.

Este entendimento foi seguido pela 15ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. No cumprimento de sentença de Ação Monitória, a corte permitiu a penhora de 30% dos rendimentos mensais líquidos de um empresário. O percentual será descontado do salário recebido pelo devedor até a quitação do débito.

Originalmente, o pedido de penhora no salário havia sido indeferido no juízo de origem por tratar-se de verba alimentar, nos termos do artigo 833, IV do CPC.. Além disso, como o valor da dívida era estimada em R$ 700 mil, o juízo entendeu que a penhora oneraria o executado e impossibilitaria sua quitação num curto espaço de tempo.

Para derrubar a decisão, o credor interpôs Agravo de Instrumento no TJRS, informando que busca o pagamento da dívida por mais de 11 anos, que o devedor desfruta de vida luxuosa e que existe a possibilidade de penhora de 30% de seus rendimentos. O relator do recurso na corte estadual, desembargador Vicente Barrôco de Vasconcellos, disse que se admite a relativização da regra da impenhorabilidade em até 30% dos rendimentos, conforme havia decidido a 16ª Câmara Cível em caso similar. O entendimento de ambos os colegiados estão em consonância com o Superior Tribunal de Justiça, que com o REsp 1407062/MG admite a relativização “desde que garantida a subsistência digna do executado e de sua família”.

O desembargador observou que a prova dos autos mostram que os devedores vêm se esquivando do pagamento da dívida por meio de manobras que impossibilitam ao credor a penhora de valor suficiente a adimplir seu crédito. Por esse motivo, o credor seguia sem ter sua dívida paga por 11 anos. No acórdão,  Barrôco escreveu: “A penhora deve recair sobre bem do devedor que efetivamente assegure a satisfação do crédito, impedindo a perpetuação da dívida”.

*(Foto meramente ilustrativa: reprodução Internet)

Fonte: blog.juriscorrespondente.com.br

3/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

  1. Thanks for sharing such an Amazing information, I Couldn’t leave without reading your blog. สล็อต joker

    ResponderExcluir
  2. DireitoNews consistently delivers timely and comprehensive legal updates, making it an invaluable resource for staying informed in the ever-evolving legal landscape. Its concise yet insightful articles cater to both legal professionals and enthusiasts, making it a must-read platform.Thank you for sharing blog comments on this site.
    Disputas de Contratos Bienes Raices
    Abogado del Plan Patrimonial

    ResponderExcluir
  3. Fascinating read! Your insights are valuable and well-presented. I appreciate the effort you've put into sharing this information. It's clear you've done thorough research. This article broadened my understanding and left me eager for more.
    Monmouth County Reckless Driving Lawyer

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima