Dirigentes da OAB em pânico após registro de coronavírus em congresso

dirigentes oab panico registro coronavirus congresso
bit.ly/2IS2Yni | Um evento da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) que aconteceu no início deste mês, em Fortaleza, e reuniu cerca de 3 mil pessoas, tinha entre os participantes uma profissional com o novo coronavírus.

A III Conferência Nacional da Mulher Advogada, realizada nos dias 5 e 6 de março, colocou no mesmo ambiente advogados e especialistas para debater temas como o enfrentamento da violência contra mulher, mercado de trabalho e igualdade de gênero, entre outros.

Uma conselheira federal de Pernambuco testou positivo para Covid-19. No momento, a mulher está em isolamento. Mais três conselheiras têm apresentado sintomas da doença. As informações foram confirmadas por Felipe Santa Cruz, presidente da OAB Nacional.

“Em virtude da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) em curso no país, tivemos a informação de que uma das participantes testou positivo para a enfermidade. Diante disso, para a devida adoção de medidas de controle e prevenção dos riscos à saúde pública, encaminhamos a listagem anexa com os nomes dos estabelecimentos hoteleiros em que os palestrantes e os funcionários ficaram hospedados”, informa nota a qual a Grande Angular teve acesso.

“Estamos avisando a todas as pessoas e autoridades que estiveram presentes no evento, assim como ao Ministério da Saúde”, informou Santa Cruz à coluna. “Por causa da importância do assunto, é necessário tratá-lo da forma mais transparente possível”, assinalou o presidente.

Uma das advogadas internadas e que espera confirmação para o teste é do Rio Grande do Sul e tem 83 anos. Nesta segunda-feira (16/03), a Ordem suspendeu todos os eventos, as reuniões e as sessões marcadas até a próxima sexta-feira (20/03). Porém, a data será alterada para 31 de março.

Confira aviso da OAB às autoridades e participantes do evento:


COMUNICADO SOBRE O CORONAVÍRUS (COVID-19)

Brasília, 16 de março de 2020.

Às autoridades responsáveis e demais interessados.Vimos informar que, entre os dias 5 e 6 de março do corrente ano, o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil promoveu a III Conferência Nacional da Mulher Advogada, evento que reuniu cerca de 2644 mil inscritos, no Centro de Eventos do Ceará, na cidade de Fortaleza(CE). Na ocasião, estiveram envolvidos cerca de 150 prestadores de serviços terceirizados e funcionários desta Entidade.

Em virtude da pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) em curso no país, tivemos a informação de que uma das participantes testou positivo para a enfermidade. Diante disso, para a devida adoção de medidas de controle e prevenção dos riscos à saúde pública, encaminhamos a listagem anexa com os nomes dos estabelecimentos hoteleiros em que os palestrantes e os funcionários ficaram hospedados:

Informamos, ainda, que, em virtude do envolvimento direto de parte do nosso quadro pessoal de funcionários no referido evento que, após regressar a Brasília (DF), atuou regularmente nas dependências da Entidade, este Conselho Federal, em consonância com as diretrizes oficiais e as restrições apresentadas pelo Governo do Distrito Federal (Decreto n. 40.509/2020), aprovou a Resolução n. 06/2020, em que determina a suspensão de todos os eventos e reuniões institucionais até o dia 31 de março de 2020.

Ademais, a critério do Comitê de Administração do CFOAB, os servidores ficarão dispensados da jornada de trabalho presencial, bem como os demais colaboradores e terceirizados, cuja prestação de serviços deverá ocorrer, preferencialmente, fora das dependências da Instituição.

Para maiores informações, ficamos à disposição nos seguintes contatospresidencia@oab.org.br e (61) 21939644.Atenciosamente,

Felipe Santa Cruz

Presidente Nacional da OAB

ANEXO I

Listagem de hotéis:

ROTA 1
HOLIDAY INN - 02 PESSOAS
CARMEL MAGNA - 03 PESSOAS
QUALITY HOTEL - 01 PESSOA
MAREIRO HOTEL - 01 PESSOA
SEARA PRAIA HOTEL - 10 PESSOAS

ROTA 2
HOTEL VILLA SMART - 01 PESSOA
HOTEL GRAN MARQUISE - 04 PESSOAS
HOTEL VELA E MAR - 02 PESSOAS
HOTEL LITORAL FORTALEZA - 01 PESSOA
GRAN MAREIRO HOTEL - 06 PESSOAS

ROTA 3
HOTEL MAREDOMUS - 04 PESSOAS
HOTEL SONATA DE IRACEMA - 01 PESSOA
HOTEL DIOGO - 02 PESSOAS
PONTA MAR HOTEL - 26 PESSOAS
HOTEL IBIS
_______________________________________

O primeiro caso do Covid-19 havia sido confirmado no Brasil na época do evento. Contudo, não existia qualquer medida em relação a aglomerações. Fotos do evento mostram a quantidade de pessoas envolvidas na conferência.

A OAB-DF suspendeu as atividades na última quinta-feira (12/03), por causa do decreto do governador Ibaneis Rocha (MDB).

LILIAN TAHAN
lilian.tahan@metropoles.com
LEONARDO MEIRELES
leonardo.meireles@metropoles.com
Fonte: www.metropoles.com

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima