STJ: pena-base pode ser maior se o agente for bacharel em Direito

stj pena base agente bacharel direito
bit.ly/2APZtwT | A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) entendeu que não há ilegalidade na fixação da pena-base um pouco acima do mínimo legal se valorada negativamente a circunstância judicial relativa à culpabilidade da ré que, por ser bacharel em direito, tinha pleno conhecimento de que estava realizando ações criminosas graves. A decisão (AgRg no AREsp 1567786/SP) teve como relator o ministro Ribeiro Dantas. Conheça mais detalhes do entendimento:

Ementa

PENAL. AGRAVO REGIMENTAL NO AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL. ART. 312 DO CÓDIGO PENAL. PECULATO. CULPABILIDADE VALORADA NEGATIVAMENTE. AGRAVO REGIMENTAL IMPROVIDO. 1. “Não há ilegalidade na fixação da pena-base um pouco acima do mínimo legal se valorada negativamente a circunstância judicial relativa à culpabilidade da ré que, por ser bacharel em direito, tinha pleno conhecimento de que estava realizando ações criminosas graves.” (REsp 1.202.292/RJ, Rel. Ministra MARIA THEREZA DE ASSIS MOURA, SEXTA TURMA, julgado em 21/5/2013, DJe 14/6/2013). 2. Agravo regimental a que se nega provimento. (AgRg no AREsp 1567786/SP, Rel. Ministro RIBEIRO DANTAS, QUINTA TURMA, julgado em 19/05/2020, DJe 27/05/2020)
_______________________________

Quer estar por dentro de todos os conteúdos do Canal Ciências Criminais?

Então, siga-nos no Facebook e no Instagram.

O Canal Ciências Criminais é um portal jurídico de notícias e artigos voltados à esfera criminal, destinado a promover a atualização do saber aos estudantes de direito, juristas e atores judiciários.
Fonte: Canal Ciências Criminais

1/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

  1. Curso de Direito Desportivo

    DESCUBRA OS SEGREDOS JURÍDICOS POR TRÁS DO ESPORTE!

    O curso tem por objetivo fomentar o estudo da matéria, transmitir os conhecimentos,
    os princípios básicos e trazer uma perspectiva do mercado de trabalho no Esporte. Sendo 100% online, com aulas exclusivas e professores de alto gabarito para te deixar por dentro da carreira jurídica no esporte.

    Ideal para profissionais que pretendem ingressar na área, estudantes que buscam ampliação do conhecimento e aos que querem se aperfeiçoar.

    Não é Spam e nem virus, clique e veja.

    Acesse o link >> https://cursodireitodesportivo.com.br/?ref=B36123816T&hsrc=aW5zdGFncmFt

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima