Como não se tornar um advogado pré-histórico – As dicas para inovar na advocacia e continuar em constante evolução

bit.ly/2F9fS1Q | Quanto tempo você tem passado online assistindo lives no Instagram, recebendo ofertas de novos cursos e ouvindo dicas de como se tornar o profissional que o mercado está em busca? O fato de ter tantos especialistas falando sobre esse assunto não é exagero, significa que para se destacar e crescer profissionalmente é preciso aprender mais do que a faculdade ensinou. Quer saber como inovar na advocacia e ocupar um lugar de destaque que está esperando por você? Então continue aqui neste artigo para saber mais!

Inovação. Você tem familiaridade com esse termo? Inovar não é um comportamento destinado apenas para os profissionais de tecnologia, muito pelo contrário! Ser um advogado inovador significa estar mais alinhado com atitudes que vão trazer melhores resultados. Vamos falar sobre algumas formas de inovar e criar oportunidades:

  • Como iniciar a mudança
  • Cliente: Ele continua sendo o mais importante
  • A tecnologia também é para você
  • Sua carreira é uma empresa

Como iniciar a mudança

Pense na figura daquele advogado tradicional, sentado em seu suntuoso escritório, cercado de livros e já pensando em quanto ainda precisa trabalhar para desfrutar da merecida aposentadoria.

Essa figura, muito provavelmente, foi um advogado bastante eficiente. Entre suas características profissionais ele destaca:

  • Dominar o conhecimento técnico da área que escolheu advogar;
  • Investiu em desenvolvimento da sua apresentação e oratória;
  • Se comunica em outros idiomas;
  • Tem um currículo com cursos e especializações;
  • Seu nome já é conhecido e recomendado.

E hoje, será que isso é suficiente para criar uma carreira bem sucedida? Vamos um pouco além, será que esse perfil está preparado para continuar atuando em um mundo que tem novidades todos os dias?

Por muito tempo os desafios eram semelhantes, porém, nos últimos anos muita coisa começou a mudar. É só pensar que algumas profissões que existem agora, como piloto de drone por exemplo, não existiam há uma década.

A Indústria 4.0, aquela que representa a revolução através da tecnologia para serviços e negócios, criou um cenário de novidade e a necessidade de inovar para conquistar novos mercados. Além de novas profissões e formas de trabalhar, essa revolução criou oportunidades para os profissionais se desafiarem na busca por novos clientes.

Inovação na prática

Para ser um advogado inovador você precisa estar aberto aos novos acontecimentos. Buscar referências entre empreendedores e profissionais de outros segmentos. Mais do que nunca é preciso conhecer os cenários políticos e econômicos, mercado internacional e até entender de saúde e marketing.

Na era da informação e dos dados, não há limites entre “conhecimento técnico para advogados” e o que os outros profissionais sabem fazer. Para inovar na advocacia você deve conquistar conhecimentos multifuncionais, mas isso vai ser bom, pode acreditar!

Cliente: Ele continua sendo o mais importante

Nem sempre o cliente tem razão, mas que ele é o mais importante, quanto a isso não há dúvida. Isso significa que você deve criar uma comunicação com foco no cliente e não no advogado concorrente.

O poder de escolha está na mão das pessoas, na internet para ser mais preciso. Mesmo que um potencial cliente chegue para você por indicação, é bem provável que as pessoas façam uma busca pelo seu nome no Google antes de fazer o primeiro contato.

Nessa hora, ter uma presença digital planejada é fundamental! E como fazer isso?

*Tenha um site responsivo: Essa é uma das formas técnicas de dizer que seu ambiente virtual precisa funcionar bem nos smartphones.

*Invista no design: Use textos, cores e interatividades que sejam convidativas para os potenciais clientes. É muito comum encontrar sites com aparências muito semelhantes e com textos rebuscados, como se o profissional fosse ser escolhido pela forma difícil como consegue escrever. Isso é um equívoco!

*Estratégia de conteúdo: Antes de escrever para o site, blog e redes sociais pense na pessoa que você deseja alcançar com aquele texto. No marketing digital essa figura é conhecida como “persona”, e você pode ter várias.

  • Se o texto tem o objetivo de atrair um novo cliente, escreva de forma acessível, demonstrando seu conhecimento sem jargões e termos técnicos. 
  • Caso o conteúdo seja para impressionar outro colega, aí sim prepare um artigo com todo o juridiquês que você domina.
  • Fazendo essa diferenciação você vai ter grandes chances de conquistar seus objetivos.

Como atuar de forma inovadora nas redes sociais

As redes sociais são um lugar para fazer negócio, além de oferecer momentos de lazer. Tendo isso em mente, seja estratégico em cada uma delas.

*Instagram: Ofereça aos seus seguidores algum tipo de aprendizado. Fale sobre os bastidores da profissão, dê dicas de como tem resolvido questões que pareciam ser muito problemáticas e construa um perfil de relevância. Isso irá fortalecer sua imagem como profissional para os clientes.

*Linkedin: Essa é a rede para publicar seus artigos e conhecimentos entre os colegas. Utilize a plataforma para fazer conexão com advogados de outras partes do país e do mundo, faça um intercâmbio cultural e profissional através das publicações e interações.

A tecnologia também é para você

As grandes conferências e eventos de tecnologia reúnem cada vez mais profissionais das mais diversas áreas, e não só a equipe de TI das empresas. Quem participa desses aprendizados são as pessoas que estão interessadas em conhecer mais sobre as aplicações da Inteligência Artificial e da usabilidade de recursos que estão cada dia mais disponíveis para quem não é desenvolvedor de sistemas ou programador.

Uma das ferramentas que está se tornando comum nos atendimentos são os bots, sistemas capazes de desenvolver uma conversa e encaminhar seu cliente para o setor certo, a ideia é otimizar as equipes e encurtar passos.

Essa tecnologia utiliza a Inteligência Artificial e recursos de programação desenvolvidos pelas equipes de TI, mas os scripts do atendimento, que são os caminhos que o robô irá apresentar para conduzir o cliente, devem ser desenvolvidos por um profissional que entenda sobre o assunto e que deseje causar uma boa impressão nesse tipo de comunicação. Por isso, entender como funciona o processo e participar da elaboração de um atendimento personalizado irá fazer de você uma referência na área, abrindo oportunidade para outras oportunidades na carreira como palestras e cursos que você vai poder ministrar para outros advogados que desejam aprender.

Sua carreira é uma empresa 

Essas dicas são algumas ações que você pode colocar em prática visando inovar na advocacia, mas não é só isso. A dica mais importante é: seja uma empresa. Para ser empreendedor você deve planejar sua carreira como se ela fosse a empresa mais promissora e importante do mercado.

Leve a sério a questão do planejamento estratégico, tenha objetivos e metas a alcançar. Desafie-se constantemente a crescer em faturamento, número de atendimentos, indicação de clientes e fidelização daqueles que você já conquistou.

Coloque em prática ferramentas de gestão, de controle dos processos e da visão do negócio com comprometimento. Invista em capacitação para essa área de atuação com foco em fazer o gerenciamento da sua carreira de maneira escalável e sustentável.

Faça o planejamento financeiro também e inclua a contratação de outros profissionais que vão poder operacionalizar a questão da administração, do marketing, do atendimento, de TI e de outras áreas que sejam indispensáveis para seu trabalho, mas que devem ser feitas por especialistas. Desta forma você vai ter tempo para oferecer um atendimento de excelência para seus clientes e ainda estudar sobre as mudanças no mercado e novas formas de continuar inovando na advocacia.

O primeiro passo você já deu ao ler esse artigo e decidir: eu quero ser um advogado empreendedor! Nos próximos passos eu vou te ajudar, basta fazer sua inscrição em nossa newsletter “Tribo Maverick” para saber muito mais sobre como se diferenciar no mercado atualmente. Encontro você entre os profissionais que já estão no futuro da advocacia, até breve!
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Rodrigo Padilha
Advogado e empresário do mundo digital com reconhecimento profissional no Brasil e nos EUA. Autor de 8 livros, professor e palestrante, Padilha semeia seu conhecimento no seu país de origem e no país que escolheu morar, EUA.

Empreende nos dois países e opera diariamente na bolsa de valores norte-americana. Padilha é fundador do treinamento de Empreendedorismo Jurídico, do Investidor Maverick e de uma das maiores turmas de segunda fase de Direito Constitucional do Brasil.

Com uma metodologia única que une informalidade, verticalidade e técnica, dedica-se a ajudar pessoas a desenvolverem seus negócios e operarem seus investimentos no Brasil e nos EUA, já tendo, ao longo de 20 anos de carreira e mais de 28.000 horas de docência, auxiliado com sucesso centenas de milhares de profissionais nessa missão.
Fonte: rodrigopadilha.com.br

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