Concursos 2021 Polícia Civil: confira a lista de seleções previstas

concursos 2021 policia civil selecoes previstas
bit.ly/36CLnfD | Em 2020, as polícias civis de diferentes estados apresentaram avanços em relação às suas seleções. No entanto, os concursos Polícia Civil 2021 também prometem ofertar boas oportunidades, em todo o país.

Para muitos candidatos, é um grande objetivo assumir um cargo em um desses órgãos de âmbito estadual, cuja principal atribuição é repreender e investigar crimes. As oportunidades em relação às carreiras são diversas.

O futuro servidor pode optar por vagas de delegado de polícia, perito legista, inspetor, investigador, entre outros cargos.

Para quem está curioso sobre quais Polícias Civis têm previsão de concursos no próximo ano, Folha Dirigida preparou uma lista, com informações sobre o andamento de cada concurso até o momento. Confira!

Confira a lista de Concursos 2021 Polícia Civil previstos

Concursos previstos Região Sudeste

Polícia Civil do Rio de Janeiro

O concurso da Polícia Civil do Rio de Janeiro é um dos mais aguardados e a expectativa é de que seja realizado no próximo ano. O concurso PCERJ teve uma nova autorização publicada no início de novembro. 

Os trâmites para publicação dos editais já foram iniciados. A PC RJ já está em contato com sete organizadoras, para definir quem assumirá as etapas de seleção do concurso.

De acordo com o Governo do Estado, a Polícia Civil do Rio de Janeiro deve preencher até 864 vagas até 2022

As oportunidades serão distribuídas pelos cargos de:

  • auxiliar de necropsia (12);
  • técnico de necropsia (16);
  • investigador (118);
  • inspetor (597);
  • perito legista (54);
  • perito criminal (20);
  • delegado(47).

Lembrando que ainda está em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado (Alerj) um projeto de lei que prevê a mudança na escolaridade de investigador de Polícia, do nível médio para o nível superior.

Polícia Civil de São Paulo

Em São Paulo, também tem concurso previsto para a Polícia Civil. O órgão já tem novo concurso PCSP autorizado com 2.939 vagas, que serão distribuídas, também, pela Polícia Técnico-Científica.

Esse total de vagas está distribuído da seguinte forma: 

  • 250 para delegado;
  • 1.600 para escrivão;
  • 900 para investigador;
  • 189 para médico legista.

Todas as carreiras têm como exigência o nível superior. Segundo o delegado-geral da corporação, Dr. Ruy Ferraz, os trâmites da nova seleção já estão prontos. 

No entanto, o governador do estado, João Doria, publicou um decreto no início do ano que suspende temporariamente novas contratações em São Paulo, para que esses recursos sejam destinados ao combate à pandemia do novo Coronavírus. 

Sendo assim, os preparativos do concurso PC SP só devem ser retomados com o fim da pandemia e do estado de calamidade pública.

Polícia Civil de Minas Gerais

A Polícia Civil de Minas Gerais já realizou um pedido para abertura de concurso com 1.514 vagas para reforçar os quadros de servidores da corporação. No entanto, o estado ainda não liberou o aval para esta seleção.

O pedido contempla cargos da área policial e administrativa. A seleção está em análise pela Câmara de Orçamento e Finanças do Estado (Cofins). Se autorizado, o concurso contará com vagas para funções de níveis médio e superior. 

Para área policial, as chances serão para as funções de:

  • delegado (201);
  • escrivão (317);
  • investigador (689);
  • médico legista (16);
  • perito (51).

Já para área administrativa, haverá  oportunidades para analista (80) e técnico (160).

Concursos previstos Região Nordeste

Polícia Civil do Ceará

O concurso da Polícia Civil do Ceará foi uma das surpresas de 2020. A seleção já está autorizada e já tem até comissão formada, mas o edital deve ficar para o início de 2021.

O concurso terá uma oferta de 500 vagas, para os cargos de inspetor (400) e escrivão (100). Em ambos os casos, o requisito para participação é o nível superior. 

Polícia Civil do Sergipe

Em Sergipe, a Polícia Civil tem concurso autorizado para 60 vagas. Desse total, 50 serão destinadas para agentes de polícia e dez para escrivães. As oportunidades são para cargos de níveis superior.

A autorização foi anunciada em setembro. Os próximos passos para o concurso serão a formação da comissão e a contratação da organizadora, que já está em andamento, com quatro empresas em disputa. Só então poderá ser feita a publicação do edital.

Polícia Civil de Alagoas

A partir de janeiro de 2021, a Polícia Civil de Alagoas pode ter novos editais. O próprio governador do estado, Renan Filho, falou sobre o assunto em suas redes sociais.

O concurso PC AL estava previsto para acontecer ainda este ano, mas foi adiado por conta da pandemia. A expectativa é que o concurso ofereça 300 vagas, para os cargos de agente e delegado. Ambas carreiras exigem o nível superior.

Polícia Civil de Pernambuco

Os estudos para a realização de um novo concurso para Polícia Civil de Pernambuco foram iniciados em março deste ano. A oferta de vagas ainda não foi definida, mas são esperadas oportunidades para cargos de níveis médio e superior.

Ainda em março, quando foi anunciada a possibilidade de uma nova seleção, o governo estadual informou que os cargos cogitados para o concurso eram de escrivão, agente, perito e auxiliar de legista.

Os próximos passos deverão ser a autorização, formação da comissão organizadora e contratação da banca que ficará responsável pelas etapas de seleção.

Polícia Civil da Bahia

Na Bahia também tem concurso previsto para a Polícia Civil da Bahia. O novo edital para o órgão já tem previsão orçamentária na Proposta de Lei Orçamentária Anual para o ano de 2021 (PLOA 2021) do Estado.

A expectativa é que sejam oferecidas 1.109 vagas. Porém, ainda não se sabe quais cargos deverão ser contemplados na seleção. Apesar da indicação na PLOA, o concurso PC BA ainda depende de autorização para ser realizado.

Polícia Civil da Paraíba 

A Polícia Civil da Paraíba aguarda aval para a realização de um novo concurso. E a Associação de Defesa das Prerrogativas dos Delegados de Polícia (Adepdel) está confiante de que a autorização deve ser concedida em breve.

Ainda não há informações sobre quantidade de vagas e cargos. A Polícia Civil da Paraíba não realiza concurso há 12 anos, de modo que a nova seleção pode ofertar vagas semelhantes às oferecidas em 2008, data do último edital.

Naquele ano foram contempladas vagas para: delegado de polícia, perito oficial criminal, perito químico legal, perito médico-legal, perito odonto-legal, agente de investigação e escrivão de polícia.

Concursos previstos Região Norte

Polícia Civil do Amazonas

O próximo concurso da Polícia Civil do Amazonas pode ser realizado já no 1° semestre de 2021. A previsão foi dada pelo próprio governador do Amazonas, Wilson Lima.

Segundo o governador, a seleção já está dentro do planejamento do Governo estadual para o próximo ano, junto com o concurso da PM. No entanto, tudo dependerá de como o ano fiscal do Amazonas vai fechar.

Os deputados já discutem incluir o concurso no Projeto de Lei Orçamentária Anual 2021 (PLOA 2021), que está tramitando na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) do Estado.

Polícia Civil Roraima

O governador de Roraima, Antonio Denarium, já autorizou a realização de estudos para avaliar os impactos econômicos para realização de um novo concurso para a Polícia Civil. O estudo também identificará o quantitativo de vagas e cargos que deverão ser oferecidos na próxima seleção. 

O delegado-geral da PC RR, Herbert Amorim Cardoso, também falou sobre a previsão de um novo concurso para a instituição. Segundo ele, estariam sendo finalizadas algumas pendências do concurso anterior, cancelado em 2019, para formar a comissão organizadora de um novo edital.

Concursos previstos Região Centro Oeste

Polícia Civil Goiás

O Ministério Público de Goiás já publicou uma recomendação para realização de um novo concurso público para a Polícia Civil do Estado. A seleção deve ofertar vagas para os cargos de agente e escrivão.

A nota foi publicada pelo MP GO em maio deste ano. De acordo com o documento, o concurso deveria ser concluído no prazo de um ano, a partir do recebimento da recomendação.

Ou seja, o edital deveria ser publicado ainda em 2020, o que ainda não aconteceu. Em 2017, a PC GO chegou a publicar um aval para a realização de um novo concurso PC GO com 550 vagas. No entanto, a seleção não foi realizada por questões orçamentárias.

Polícia Civil Mato Grosso

No Mato Grosso do Sul a Polícia Civil tem edita previsto desde 2018. A seleção também não foi realizada por falta de orçamento.

A expectativa é que o concurso ofereça 120 vagas. As oportunidades serão distribuídas pelas seguintes carreiras: agente criminal (40), médico legista (40) e papiloscopista (40).

Polícia Civil Mato Grosso

No Mato Grosso o impeditivo para a realização de um novo concurso para a Polícia Civil também é a questão orçamentária. O concurso está autorizado desde 2018, mas ainda não foi realizado. 

A situação no estado é crítica. A falta de um novo concurso já acarretou, inclusive, no fechamento de delegacias.

O concurso prevê a oferta de 1.200 vagas, sendo 600 para escrivão e 600 para investigador. As carreiras exigem os níveis superior.

Fonte: folhadirigida.com.br

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima