Dívidas que ultrapassam 5 anos de inadimplência deixam de existir?

dividas ultrapassam 5 anos inadimplencia existir
bit.ly/3rHXyiP | Segundo levantamento recente da CNC, o índice de devedores no Brasil voltou a subir, ao final de 2020 atingimos a marca de 66,3% de consumidores endividados, deste modo, surgem dúvidas sobre o assunto, e assim, buscaremos esclarecer as principais a seguir.

Por quanto tempo um CPF poderá permanecer negativado?

O prazo máximo que um CPF deve permanecer negativado, via de regra, é de 5 anos e as dívidas com bancos, empréstimos ou cartões também prescrevem em 5 anos, após isso o nome do consumidor deve voltar a ficar “limpo” segundo orientação do Código de Defesa do Consumidor e Código Civil.

Mas o que isso significa?

Erro comum do consumidor é acreditar que após esse período tudo se resolve. Devemos frisar que a sua dívida NÃO deixa de existir, a prescrição desta dívida APENAS significa que seu nome será removido dos cadastros de proteção ao crédito e que passado este prazo, a dívida não poderá mais ser cobrada na justiça.

Vale ressaltar que os juros continuam correndo.

Saiba que seu nome mesmo “limpo” após este prazo poderá ficar manchado e marcado, podendo resultar em dificuldades nas tentativas futuras de aquisição de crédito.

E se a empresa entrar na justiça dentro do prazo de 5 anos em que a dívida prescreveria, o que acontece?

Se isso ocorrer a empresa poderá continuar pleiteando o direito de receber a dívida mesmo após expirar o prazo determinado, sendo possível atingir bens como casas ou carros do devedor para quitação do débito.

 Mas veja, passado esse período (5 anos), mesmo que esteja correndo processo judicial, deverá o cobrador realizar a retirada do CPF do devedor dos cadastros de proteção ao crédito.

PONTO IMPORTANTE:  A empresa tem 5 anos para negativar o CPF do consumidor e adentrar com ação de cobrança na justiça, após esse período NADA mais poderá ser feito judicialmente. Do mesmo modo, se a empresa negativar o CPF dentro do período legal e não efetuar a cobrança na via judicial neste prazo, também perderá o direito de ação.

Como podem ser as cobranças após 5 anos caso a empresa não acione o consumidor judicialmente?

Poderão ser feitas mediante carta, E-mail, notificações ou qualquer outro modo extrajudicial, sendo que podem perdurar por tempo indeterminado.

CONCLUSÃO

Percebemos que a melhor opção para o consumidor é adimplir com seus compromissos, eis que as dívidas não deixarão de existir mesmo após o período 5 anos. A solução é sempre o pagamento! Os prejuízos ao enfrentar uma briga judicial pela quitação podem ser drásticos, portanto, realize uma negociação que seja justa para ambas as partes, e se possível, solucione o conflito amigavelmente. Se necessário busca um profissional de confiança para prestar auxílio durante a negociação.
__________________________________

Por Diego Preis
Telegram: https://t.me/adv5898
Instagram.com/lztadv

Facebook.com/lztadv
Fonte: pellizzetti.adv.br

2/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

  1. Caro, Dr. Pelo seu raciocínio, o crédito da pessoa pode ser afetado pela dívida prescrita. Situe-nos como fica o disposto no are. 43, §5 do CDC (are. 43, § 5° Consumada a prescrição relativa à cobrança de débitos do consumidor, não serão fornecidas, pelos respectivos Sistemas de Proteção ao Crédito, quaisquer informações que possam impedir ou dificultar novo acesso ao crédito junto aos fornecedores.

    ResponderExcluir
  2. É um privilégio compartilhar este testemunho milagroso para o mundo. Sou Beth Walters, da Inglaterra. Meu marido se divorciou de mim há 4 meses e estou cheia de remorso por não saber o que fazer para corrigir os problemas com meu marido. Procurei ajuda na internet sobre como conseguir ajuda no meu casamento e descobri ótimos testificadores sobre o FEITIÇO DO AMOR RICO que tem sido progressivo com seus feitiços. Entrei em contato com ele e eis que o Dr.Wealthy me disse que vai preparar um feitiço para mim que trará de volta meu marido. Eu estava cético, mas não tinha outra opção a não ser trabalhar com ele. 2 dias depois, meu marido me ligou avisando que está voltando para casa e daquele dia até o momento, vivemos em paz. Ele está de volta agora com muito amor e carinho. hoje fico feliz em avisar a todos que este lançador de feitiços tem o poder de trazer amantes de volta e o mais surpreendente é que o nosso amor é muito forte agora, todo dia é felicidade e alegria. e Não há nada como estar com o homem que você ama. Eu recomendo o Dr.Wealthy para qualquer um que precise de ajuda. Se você tiver algum problema entre em contato com o Dr.Wealthy, eu lhe dou 100% de garantia que ele irá te ajudar !!.

    wealthylovespell@gmail.com

    Escreva para ele no Whats-app +2348105150446

    Blog: https://wealthylovespell.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima