Cálculo do ITBI deve usar mesma base do IPTU ou o valor de venda do imóvel

calculo itbi base iptu valor imovel
bit.ly/2PV01cN | A base de cálculo do imposto sobre a transmissão de bens imóveis (ITBI) não pode ser diferente da utilizada para o cálculo do imposto predial e territorial urbano (IPTU). Assim, a 7ª Vara de Fazenda Pública de São Paulo determinou que o ITBI a ser pago por uma mulher tenha como base de cálculo o valor usado no cálculo do IPTU ou o de venda, prevalecendo o maior.

A autora — patrocinada pelo advogado Alex Araujo Terras Gonçalves, sócio fundador do escritório Terras Gonçalves Advogados — já havia conseguido tal determinação em liminar. Na sentença, o juiz Evandro Carlos de Oliveira confirmou a decisão.

A Secretaria de Finanças da Prefeitura de São Paulo considerava o valor venal de referência do bem como base de cálculo. A autora defendia que o ITBI deveria incidir sobre o valor venal empregado no IPTU ou o valor da transação comercial do imóvel — o que fosse maior.

"A adoção de valores venais distintos para dois tributos, como o IPTU e o ITBI, fere o princípio da legalidade, insculpido no artigo 150, inciso I da Constituição Federal e o princípio da universalização tributária", destacou o magistrado.

Clique aqui para ler a decisão
1004539-95.2021.8.26.0053

Por José Higídio
Fonte: Conjur

3/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

  1. https://scon.stj.jus.br/SCON/jurisprudencia/toc.jsp

    ResponderExcluir
  2. https://scon.stj.jus.br/SCON/jurisprudencia/toc.jsp

    ResponderExcluir
  3. https://scon.stj.jus.br/SCON/jurisprudencia/toc.jsp

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima