Trabalhadora obrigada a comer fast food será indenizada

trabalhadora obrigada comer fast food indenizada
Via @consultor_juridico | O juízo da 7ª Turma do TRT-3 deu provimento a recurso de uma ex-funcionária de uma lanchonete fast food que pedia majoração do valor arbitrado em decisão que condenou a empresa a indenizá-la por ter sido proibida de levar a própria alimentação para o local de trabalho.

Além de confirmar a decisão da 15ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte, os desembargadores aumentaram o valor da indenização de R$ 3 mil para R$ 6 mi,l nos termos do voto do relator, desembargador Antônio Carlos Rodrigues Filho.

Para o julgador os autos provaram os atos abusivos e lesivos da empregadora. Ele apontou que a prova oral colhida no processo demonstrou que não era permitido que a trabalhadora tivesse intervalo intrajornada.

"Os empregados também não dispunham de lugar adequado para realizarem suas refeições, já que o shopping não fornecia refeitório, e a alimentação disponibilizada era inadequada".

Segundo testemunhas, os funcionários não podiam levar comida e, por isso, se alimentavam com a refeição entregue, que era apenas um sanduíche. Isso ocorreu até aproximadamente o início de 2019, quando a empregadora passou, segundo a testemunha, a fornecer uma refeição completa.

"E, ainda que assim não fosse, data venia ao entendimento esposado na origem, a violação dos direitos da personalidade, no caso em análise, teria gravidade de natureza média, nos termos do inciso II, do parágrafo 1º, do artigo invocado [223-G], o que levaria à fixação do valor indenizatório em montante de até cinco vezes o valor do último salário contratual do ofendido", afirmou o relator.

Clique aqui para ler a decisão
0010440-06.2020.5.03.0015

Fonte: Conjur

2/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

  1. The idea that eating fast food will be rewarded is an interesting one, but I think we should also consider the long-term health advantages. Fast food may be more convenient, but it cannot take the place of Organic Food because it is devoid of dangerous chemicals and additives. Long-term improved health and energy levels are guaranteed when choosing organic products. Let's prioritise what actually fuels our bodies and strive for balance.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima