‘Garantismo não é sinônimo de impunidade’, diz juiz sobre Lava Jato

garantismo sinonimo impunidade juiz lava jato
Via @uoloficial | Entre as múltiplas polêmicas suscitadas pela Lava Jato, uma delas foi a polarização entre garantismo e punitivismo no STF (Supremo Tribunal Federal). A primeira corrente prioriza as prerrogativas dos investigados, enquanto a segunda faz uma leitura mais rígida do cumprimento do Direito Penal. O juiz, professor e doutrinador Guilherme Madeira acredita que é preciso desfazer o mito de que garantismo é sinônimo de impunidade.

Madeira comanda a 44ª Vara Cível Central Central de São Paulo. É mestre e doutor em Direito pela USP (Universidade de São Paulo). Nas redes sociais, assume outra personalidade: Doctor Wood. Coleciona 150 mil seguidores no Twitter e 165 mil no Instagram. Seus temas preferidos são séries de TV e corrida.

“A gente tem que entender que a Lava Jato é parte de um movimento maior. Antes da Lava Jato, teve o mensalão, esse movimento começa lá atras. Pelos mais diversos motivos, me parece que há uma certa confusão sobre o que é e o que não é o garantismo. Essa confusão costuma ser assimilada também por parcela da mídia. É importante deixar claro o que eu sempre falo para os meus alunos na primeira aula da graduação: qual é a minha ideologia no processo penal. Todo mundo tem uma ideologia, é inegável. Aqueles que dizem que não a têm, só não perceberam isso, ou pretendem esconder, mas todo mundo tem. No processo penal, notadamente no Brasil, há dois grandes movimentos: de um lado, o garantismo, e de outro, o eficientismo. Aqueles que veem o garantismo de uma forma extremada dizem que ele é uma forma de contenção do poder do Estado, apenas isso. Aqueles que veem o eficientismo de maneira extremada dizem que o processo penal serve para combater a impunidade. Eu não consigo ler esses dois fenômenos de maneira exclusiva. Eu gosto muito de um autor argentino, Alberto Binder, que fala: Precisamos de um máximo de eficiência com um máximo de garantismo. Eu procuro entender o processo penal para além dessa polarização. O processo penal não pode ser um instrumento de punição a qualquer custo, mas ele também não pode ser um instrumento de impunidade”, disse o juiz.

*(Imagem meramente ilustrativa: reprodução Internet)

Fonte: www.uol.com.br

1/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

  1. Uma fala irretocável e pautada no bom senso e no razoável. Mas tem que combinar isso com o STF, com a mídia e com os congressistas só para começar, porque essa gente não sabe ou faz que não sabe o que é extremado e radical. Enquanto isso o boleto chega todos meses para a sociedade pagar. Sou a favor de uma nova constituinte, pois essa constituição que aí está é simplesmente uma absurda e enorme "carta de cláusulas abertas" com "cláusula pétrea" e toda retalhada, que é interpretada de acordo com a orientação de ideologia dos aplicadores do direito, que não representam os atuais valores sociais e sim valores de parcelas de grupos sociais.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima