Saidão de Natal: 522 presos não voltam para cadeias do RJ, incluindo assassinos condenados

saidao natal presos nao voltam cadeias
Via @portalg1 | Traficantes e assassinos condenados de volta às ruas. O "saidão de Natal" das penitenciárias do Rio de Janeiro, para muitos presos, foi um caminho sem retorno. No total, 522 detentos não voltaram para as prisões, 42% do total de 1.240 presos que foram liberados para passar as festas em casa.

O levantamento é da Secretaria de Administração Penitenciária e o RJ2 mostrou os dados com exclusividade.

O prazo para retorno terminou às 22h do dia 30 de dezembro, mas muita gente não voltou. Entre eles, 8 integrantes da maior facção criminosa do Rio de Janeiro, o Comando Vermelho.

A medida está prevista da Lei de Execução Penal e beneficia presos em regime semiaberto ou que têm trabalho externo e que já tenham usufruído de pelo menos uma saída especial nos últimos 12 meses.

É necessário ainda apresentar bom comportamento e ter cumprido um sexto da pena, pelo menos. As saídas costumam acontecer em datas comemorativas como a Páscoa, o dia das mães e o Natal.

Presos que estão sob investigação, respondem a inquérito ou tenham recebido alguma sanção disciplinar não tem direito à saída.

A ideia da saída é preparar a volta do indivíduo para o retorno à convivência em liberdade. O sistema é progressivo e o condenado vai ganhando direitos gradualmente.

Mas todos os anos muitos presos aproveitam a oportunidade para escapar e o número vem crescendo ano a ano.

Em 2020, muitos foram autorizados a permanecer em prisão domiciliar por causa da Covid. Em 2019, dos 2.582 autorizados, 16% não retornou. Em 2018, foram 15%.

O Tribunal de Justiça foi procurado para comentar a situação, mas a assessoria afirmou que o órgão está em recesso e que ninguém iria comentar.

Veja a situação de retorno dos detentos de acordo com o presídio.

Esmeraldino Bandeira
Saíram: 174 presos
Retornaram: 111 presos
Evadidos: 63

Plácido de Sá Carvalho
Saíram: 511 presos
Retornaram: 464 presos
Evadidos: 47 presos

Vicente Piragibe
Saíram: 530 presos
Retornaram: 128 presos
Evadidos: 402 presos

Lemos de Brito
Saíram: 25 presos
Retornaram: 14 presos
Evadidos: 10 presos

*Veja o vídeo da matéria na íntegra, aqui

Por Felipe Freire e Carlos de Lannoy, RJ2
Fonte: g1.globo.com

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima