Hacker derruba sites do governo do DF e chama 'engravatados de Brasília' de 'vermes e parasitas'

hacker sites gdf engravatados vermes parasitas
Via @portalg1 | Os sites da Secretaria de Saúde e do governo do Distrito Federal foram hackeados nesta terça-feira de carnaval (1º). O invasor – ou invasores, já que o caso ainda é investigado – usou a imagem de um palhaço, com a bandeira dos Estados Unidos pintada na testa, segurando uma arma em uma das mãos e uma carta de baralho na outra.

Até as 14h, as páginas do Palácio do Buriti, sede do governo do DF, e da Secretaria de Saúde continuavam fora do ar. O GDF confirmou o ataque e disse que a Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos investiga (saiba mais abaixo).

No texto, o invasor chamou os "engravatados de Brasília" de "vermes parasitas" e disse que o ataque foi possível graças a um "plugin desatualizado". O criminoso ainda escreveu: "Alguém chama a equipe de TI [ tecnologia da informação] do TSE [Tribunal Superior Eleitoral] para cuidar desse servidor aqui. Com certeza ficará inhackeavel".

Em 2020, um hacker de 19 anos foi preso, em Portugal, suspeito de invadir sistemas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em uma operação conjunta entre a Polícia Federal e a Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e Criminalidade Tecnológica da Polícia Judiciária.

Aviso de hackers nas páginas do GDF — Foto: Reprodução

O que diz o GDF

"O Governo do Distrito Federal (GDF) esclarece que, na manhã desta terça-feira (1), foi confirmado um ataque hacker no site do GDF, que apenas alterou a imagem da página principal. Diante disso, todo o sistema e os demais sites foram tirados do ar por questão de segurança.

Não houve invasão aos sistemas dos governo nem comprometimento dos sistemas ou das informações. Nenhum dado do GDF nem de nenhum cidadão foi perdido ou corrompido. Ao longo do dia, todos os sites do GDF voltarão a funcionar".

Por Mara Puljiz, g1 DF
Fonte: g1.globo.com

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima