Advogada diz que perdeu cargo de apoio a mulheres vítimas de violência na OAB após ser ameaçada pelo ex-marido

advogada perdeu cargo violencia oab ameacada marido
Via @portalg1 | A Polícia Civil prendeu na terça-feira (12) um homem que é acusado pela ex-mulher de ameaças contra ela e a filha do casal. A advogada Danielle Velasco trabalhava com mulheres que são vítimas de violência na Ordem dos Advogados do Brasil de Niterói, na Região Metropolitana do Rio. Ela afirma que foi afastada do cargo após uma ameaça do ex-marido.

Danielle conta que as ameaças de Marcos Pereira dos Santos começaram no fim do ano passado. Ele saiu de casa em setembro, para viver um outro relacionamento. A advogada disse que, depois de algum tempo, ele quis reatar o casamento. Ela não aceitou e que passou a ser perseguida.

“Os problemas iniciaram, referente a registro de ocorrência, foram em dezembro. As redes sociais dele têm meu telefone, as minhas fotos, dos meus familiares. Então ele coloca muito viva essa relação que tem que ser retornada”, afirmou Danielle.

Ela disse ainda que Marcos Pereira dos Santos mandava áudios para a filha do casal, de 11 anos, com ameaças.

“Filha, agora eu vou acabar com a vida da sua mãe. Pode falar para ela. Ela vai ter que trabalhar no sinal vendendo bala, cara. Mas, como advogada, ela não vai trabalhar mais. Eu vou riscar ela do mapa. Eu vou riscar sua mãe do mapa”, dizia a mensagem enviada para a menina.

Advogada Danielle Velasco trabalhava com mulheres que são vítimas de violência na Ordem dos Advogados do Brasil de Niterói. Ela afirma que foi afastada do cargo após uma ameaça do ex-marido. — Foto: Reprodução/ TV Globo

Segundo Daniele, Marcos não parava de procurá-la, mesmo com medidas protetivas. Uma imagem da câmera de segurança da casa mostra o ex-marido com um balão em formato de coração. Ela disse que, nesse dia, o ex-marido tentou arrombar o portão.

A defesa de Marcos disse que ele sofre de doença mental grave e que a família está em busca de um tratamento psiquiátrico adequado.

Invasão no trabalho

Fachada da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Niterói, na Região Metropolitana do Rio — Foto: Reprodução/ TV Globo

Danielle contou que, na semana passada, Marcos invadiu o trabalho dela, no prédio da OAB de Niterói.

A advogada conta que estava na Presidência da Comissão de Violência Doméstica e participava de um evento. Ainda de acordo com Danielle, no mesmo dia da invasão, o presidente da ordem, Pedro Gomes, exigiu que ela fizesse uma carta pedindo o afastamento da comissão.

“Eles estavam muito nervosos, falando que eu tinha trazido meu ex-marido para aquele local e que eu estava levando risco para a instituição. E que eles não tinham culpa do fracasso do meu relacionamento. E que meu pedido de exoneração estava na mesa, mas ficaria muito feio para a minha imagem ser exonerada, que seria melhor fazer uma carta, dizendo que queria me retirar para que, assim, eu pudesse voltar um dia”, disse Danielle.

O presidente da OAB-Niterói nega que tenha exigido o afastamento.

“O pedido de saída foi dela. A minha família foi ameaçada. Ali, você age com emoção. Posso ter me equivocado em aceitar que ela tenha saído? Posso, todo mundo erra. Eu só pensei na estrutura da ordem”, afirmou Pedro Gomes.

Ele afirmou que ele vai se reunir com a advogada Danielle Velasco ainda nesta semana para conversar sobre o caso.


Pedro Gomes, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Niterói — Foto: Reprodução/ TV Globo

Prisão

As advogadas Isadora Mendes e Letícia Delmindo entraram com um pedido de prisão preventiva contra Marcos Pereira dos Santos no começo da semana. Ele foi preso na terça.

“O crime de descumprimento de medida protetiva, o crime de ameaça, já que ele entrou na sede da OAB de Niterói, ameaçando não só a Danielle como as outras pessoas que estavam lá, e também o crime de perseguição”, afirmou Isadora.

A advogada afirma que se sentiu duplamente desamparada.

“Você olhar tudo isso e ver que está sozinha, sem fazer o que você ama e ajudar outras pessoas, é muito difícil”, encerrou a advogada.

Por Jefferson Monteiro e Nathalia Castro, RJ1
Fonte: g1.globo.com

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima