TSE determina remoção de posts com boné CPX de Lula por entender que pode interferir na disputa

tse determina remocao posts bone cpx lula interferir disputa
Via @revistaoeste | O ministro Paulo de Tarso Sanseverino, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou que um post das redes sociais sobre o boné de Lula com as iniciais CPX seja excluído. A decisão ocorreu na segunda-feira 24. O objeto foi usado pelo candidato do PT, durante uma visita ao Morro do Alemão, no Rio.

A postagem havia sido replicada nas redes sociais pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), da deputada Carla Zambelli (PL-SP) e do vereador Nikolas Ferreira (PL-MG). O Twitter tem cinco horas para acatar o TSE, sob pena de pagar multa de R$ 50 mil. “É forçoso reconhecer que a propagação desses conteúdos, sem nenhum respaldo probatório, tem o potencial de interferir negativamente na vontade do eleitor”, argumentou o ministro Sanseverino.

O “CPX”, entendido como abreviação para “complexo”, refere-se de fato aos conjuntos das favelas cariocas, conforme reportagem de Oeste. O termo é usado pelos moradores locais, pela polícia e pelo governo. A sigla aparece na Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2023 do Estado do Rio de Janeiro.

A sigla do boné CPX de Lula também é usada entre os bandidos, segundo decisões proferidas por juízes de segunda instância. Um documento do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, por exemplo, mostra que “CPX” significa “cupincha”, ou seja, indivíduo com quem se tem amizade, companheirismo, camaradagem.

Cristyan Costa
Fonte: revistaoeste.com

1/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima