Maioria do STF valida passagens gratuitas para jovens de baixa renda

Feed mikle

Maioria do STF valida passagens gratuitas para jovens de baixa renda

stf valida passagens gratuitas jovens baixa renda
Via @portalmigalhas | Nesta quarta-feira, 16, o STF, por maioria, julgou constitucional dispositivo que garante assentos gratuitos e descontos de 50% no preço das passagens interestaduais para jovens de baixa renda. O plenário concluiu que o benefício não implica ônus desproporcional as empresas concessionárias do serviço público de transporte interestadual de passageiros. 

A sessão plenária foi interrompida devido ao adiantado da hora. O julgamento será retomado nesta quinta-feira, 17, com os votos dos demais ministros. 

O caso

No STF, a Abrati - Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros questionou dispositivo do chamado Estatuto da Juventude (lei Federal 12.852/13), que garante aos jovens de baixa renda gratuidade nos ônibus interestaduais.

Dentre as políticas públicas destinadas à juventude pela nova lei, na parte intitulada "Do Direito ao Território e à Mobilidade", está a previsão de reserva de duas vagas gratuitas por veículo para jovens de baixa renda no sistema de transporte coletivo interestadual, e mais duas vagas com desconto mínimo de 50% no valor da passagem, caso as passagens gratuitas estejam esgotadas.

Segundo a entidade, que representa cerca de 100 empresas de transporte rodoviário de passageiros, o benefício foi criado sem qualquer mecanismo de ressarcimento às empresas privadas que fazem o transporte coletivo interestadual, fazendo com que os custos da gratuidade sejam repartidos com os demais usuários e impulsionando a revisão de tarifas.

Voto do relator 

Ao votar, o ministro Luiz Fux, relator, destacou que o transporte é direito social fundamental expressamente reconhecido pela Constituição

"Consoante a doutrina especializada do tema, em se tratando de dimensão do mínimo essencial, a própria positivação textual poderia até mesmo ser dispensada, justificando o reconhecimento do direito ao transporte na condição de direito fundamental implícito."

Asseverou, ainda, que o transporte se destaca na sociedade moderna pela relação com a mobilidade das pessoas e, também, com a oferta e o acesso aos bens e serviços. 

No mais, pontuou que o legislador preservou o interesse dos outros grupos afetados ao estabelecer como requisito "a comprovação da baixa renda e a fixação número mínimo de assentos reservados e a antecedência mínimo de 30 minutos". Assim, em seu entendimento, foi observada a proporcionalidade compreendida no referido caso. 

"O complexo normativo relativo à matéria contempla mecanismo de correção de eventual desequilíbrio econômico-financeiro dos contratos, a reserva de vagas gratuitas e com valor reduzido para os jovens de baixa renda não implica ônus desproporcional as empresas concessionárias do serviço público de transporte interestadual de passageiros", concluiu.

Nesse sentido, o ministro julgou improcedente o pedido para declarar a constitucionalidade do dispositivo.  

Ao acompanhar o relator, o ministro Alexandre de Moraes relembrou recente decisão do STF que autorizou o Poder Público a liberar gratuitamente o serviço de transporte público urbano coletivo de passageiros em dias de realização de eleições. 

Os ministros André Mendonça, Nunes Marques e Edson Fachin e a ministra Cármen Lúcia acompanharam o entendimento. 

Fonte: https://www.migalhas.com.br/quentes/377061/maioria-do-stf-valida-passagens-gratuitas-para-jovens-de-baixa-renda

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima