Após denúncia, Outback proíbe funcionários de atenderem ajoelhados

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Via @cnnbrasil | A rede de restaurantes Outback informou que extinguiu em todo o Brasil a prática de funcionários se abaixarem para atender clientes. A medida foi tomada após o Ministério Público do Trabalho do Maranhão receber denúncia sobre o procedimento.

O caso ganhou repercussão depois que a advogada Ana Beatriz Salgado publicou nas redes sociais que foi atendida por uma funcionária da rede que estava de joelhos, no chão. “Achei estranho porque ela fez isso duas vezes. Perguntei e ela me disse que era a orientação do restaurante”, afirmou.

O episódio relatado aconteceu em uma unidade da rede em São Luís no dia 16 de março.

A advogada compartilhou a experiência na internet e o vídeo viralizou. O Outback comentou na postagem dela dizendo que os funcionários não eram obrigados a se ajoelhar diante dos clientes e que essa era uma prática recomendada e opcional.

“A prática de o atendente olhar os clientes na altura dos olhos abaixando-se ou sentando-se junto deles à mesa sempre foi uma ação opcional que ficou muito conhecida no passado como uma frente de receptividade durante o atendimento. informamos que o processo que atualmente é opcional, passa a ser extinto em todas as nossas 141 unidades pelo Brasil. Todos os restaurantes serão orientados a não utilizá-la mais”, afirmou a empresa no comentário da advogada nas redes sociais.

Ana Beatriz afirmou que, após a postagem, recebeu relatos de outros clientes que presenciaram a mesma cena, além de ex-funcionários dizendo que chegaram a ficar com joelhos machucados por causa da prática.

Diante da repercussão do caso, o Ministério Público do Trabalho do Maranhão recebeu uma denúncia e está investigando o caso.

O que diz a empresa

Em uma nota enviada à CNN, o Outback reafirmou que não obriga os funcionários a ficarem de joelhos no chão.

“O Outback Steakhouse reforça que não obriga que seus funcionários atendam os clientes em posição de joelhos”, diz a empresa, reforçando que “a intenção sempre foi a de buscar proximidade e oferecer um ambiente bastante hospitaleiro, tanto para clientes, como para funcionários”.

“Entre essas práticas, nossos atendentes costumam apresentar-se pelo nome, sorrir ao dar as boas-vindas e buscar contato visual com o cliente, algumas vezes na altura dos olhos, o que implica sentar-se à mesa ou agachar-se ao lado dele. A prática de buscar o contato na altura dos olhos nunca incluiu o ato de ajoelhar-se perante o cliente e está completamente desprovida de qualquer conotação de servidão, que é justamente o oposto da proximidade que buscamos criar”.

A rede acrescenta que, por causa da pandemia de Covid-19, “a prática de contato visual na altura do cliente foi naturalmente se extinguindo e se tornou opcional”. “O contato visual persistiu pontualmente, por ser opcional, mas temos orientado nossas unidades para que não seja mais adotada”.

“Essa orientação será mais uma vez reforçada em todos os nossos restaurantes. Reafirmamos nosso cuidado com as pessoas, compromisso tão claro que garante que atualmente a maioria dos sócios proprietários dos restaurantes são pessoas que começaram conosco trabalhando na cozinha ou no salão. Reiteramos, portanto, que o Outback Steakhouse não obriga, tampouco recomenda, que seus funcionários atendam os clientes em posição de joelhos e reafirmamos nosso compromisso em continuar investindo em nossas pessoas como marca geradora de mais de 12 mil empregos no Brasil”, finaliza a empresa.

Adriana De Luca, da CNN
Fonte: www.cnnbrasil.com.br

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