STJ nega recurso de homem que utilizou arma de fogo para abrir garrafa

Feed mikle

STJ nega recurso de homem que utilizou arma de fogo para abrir garrafa

stj nega recurso homem que utilizou arma fogo para abrir garrafa
Via @portalmigalhas"A substituição do laudo pericial por outros meios de prova apenas pode ocorrer se o delito não deixar vestígios ou se estes tiverem desaparecidos". Assim concluiu, por unanimidade, a 6ª turma do STJ ao negar recurso de um homem condenado por utilizar arma de fogo para abrir garrafa de cerveja. 

Em uma festa, o homem, à época vereador de uma cidade Mato Grosso do Sul, teria usado uma pistola para abrir uma garrafa de cerveja. O episódio foi registrado por amigos e compartilhado por WhatsApp, servindo como prova em inquérito policial. Consta nos autos, contudo, que a arma nunca foi encontrada pela polícia para exame de corpo de delito do artefato.

Ao iniciar seu voto, o relator, ministro Sebastião Reis, destacou que, quanto à tese de nulidade, diante da ausência do vídeo que embasou a persecução penal, "verifica-se que a condenação do recorrente foi pautada em outros elementos de prova (...), o que impõe a manutenção da regularidade da condenação".

No que se refere à tese de inexistência de corpo de delito da arma para a condenação, S. Exa. considerou que "a Corte de origem dispôs que a materialidade de um crime que deixa vestígio, em regra, é comprovada pela elaboração do exame de corpo de delito. Contudo, caso esses vestígios desapareçam é possível que o laudo pericial seja suprido por outros elementos e provas".

Na hipótese, o relator verificou que houve determinação de busca e apreensão da arma, no entanto, na ocasião do cumprimento do mandato, a equipe policial não logrou êxito em localizar a referida arma de fogo, sobrevindo a notícia de que o réu teria se desfeito do artefato.

Assim, em seu entendimento, em casos como este, pode ocorrer a substituição do laudo pericial por outros meios de prova. "A substituição do laudo pericial por outros meios de prova apenas pode ocorrer se o delito não deixar vestígios ou se estes tiverem desaparecido, ou ainda se as circunstâncias do crime não permitirem a confecção do laudo, o que foi demonstrado no presente caso."

Nesse sentido, votou por desprover o recurso. O colegiado, por unanimidade, acompanhou o entendimento.

Fonte: https://www.migalhas.com.br/quentes/392282/stj-nega-recurso-de-homem-que-utilizou-arma-de-fogo-para-abrir-garrafa

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima