STF vai definir competência para ações de cobrança de anuidade da OAB

Feed mikle

STF vai definir competência para ações de cobrança de anuidade da OAB

stf vai definir competencia para acoes cobranca anuidade oab
Via @portalmigalhas | A que vara compete processar e julgar ações de cobrança de contribuições devidas por advogados à OAB - varas de execução fiscal ou federais comuns? A definição está nas mãos do STF.

A Corte reconheceu que o processo em análise tem repercussão geral, e, portanto, vai julgar a matéria (Tema 1.302). O debate envolve a natureza jurídica da anuidade.

Trata-se de um RE em que se discute, à luz da CF, se essas contribuições têm natureza tributária, de modo a determinar se a competência para o processamento de demandas de cobrança de dívida de anuidades é de varas federais de execução fiscal ou de varas federais comuns.

O recurso é da OAB/SP e foi interposto contra acórdão do TRF-3, que declarou a incompetência absoluta de vara Cível Federal para julgamento da demanda. A decisão concluiu pela competência das varas federais de Execução Fiscal. 

Para a Ordem paulista, a entidade não integra a Administração Pública direta ou indireta, e as anuidades cobradas por ela não têm natureza tributária. Sustenta, assim, a incompetência das varas federais de execução fiscal.

A análise sobre a admissibilidade do recurso foi submetida ao crivo dos ministros, que, em plenário virtual, por unanimidade, reputaram constitucional a questão. Por maioria, o Tribunal reconheceu a existência de repercussão geral da questão suscitada, vencido o ministro André Mendonça.

Ainda não há data para julgamento do recurso.

Leia o acórdão.

Fonte: https://www.migalhas.com.br/quentes/408573/stf-vai-definir-competencia-para-acoes-de-cobranca-de-anuidade-da-oab

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima