Euro

Advogado cita questões de foro íntimo e deixa defesa de Daniel Silveira

advogado cita questoes foro intimo deixa defesa daniel silveira
Via @otempo | Após cerca de cinco anos, o advogado Paulo César Faria deixou a defesa do ex-deputado federal Daniel Silveira (PRD-RJ). O especialista em Direito Civil e em Processo Civil formalizou a renúncia nesta segunda-feira (9/2), cinco meses depois de o ex-deputado federal avançar para o regime semiaberto. 

Em petição enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF), Faria atribuiu a saída a questões de saúde e foro íntimo. “Aos incautos curiosos e aqueles que comemoram: missão cumprida!”, afirmou. A advogada Paola Daniel e os advogados Sebastião Coelho da Silva e Michael Robert Pinheiro seguem na defesa de Silveira. 

Apesar de ter assumido recentemente a defesa do ex-chefe da Assessoria de Enfrentamento à Desinformação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Eduardo Tagliaferro, Faria enumerou ironias ao ministro Alexandre de Moraes ao formalizar a renúncia. O advogado se referiu ao ministro como “magnânimo ditador”, “Deus supremo do universo tupiniquim” e “Deus supremo”.

Cabe ao próprio Moraes homologar a renúncia de Faria, mas a Secretaria Judiciária já excluiu o advogado da representação legal de Silveira. Em declaração nesta segunda-feira, horas depois de Faria anunciar a saída, a secretaria informou que corrigiu os autos, “conforme instrumento de renúncia peticionado”.

Faria deixa a defesa às vésperas do casamento do ex-deputado federal. Na última terça (3/2), Moraes autorizou Silveira a se casar em um cartório em Itaipava, distrito de Petrópolis (RJ), no dia 21 de fevereiro. Entretanto, como o ex-deputado federal ainda está sob medidas cautelares, a cerimônia terá que ocorrer das 10h às 14h.

Em regime semiaberto desde setembro de 2025, Silveira já cumpriu quatro anos, seis meses e sete dias da pena por coação à Justiça e incitação à abolição violenta do Estado democrático de direito. O ex-deputado federal foi condenado a oito anos e nove meses de prisão pelo STF ainda em abril de 2022.

Por Gabriel Ferreira Borges
Fonte: @otempo

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima