De acordo com os relatos, Joesley estava reunido com Lula no Palácio da Alvorada, na véspera do feriado de 1º de maio.
Durante a conversa, Lula teria comentado a dificuldade de conseguir um encontro presencial com Trump. Nesse momento, segundo as fontes, Joesley sugeriu fazer a ligação imediatamente. Lula concordou.
O telefonema durou cerca de 40 minutos, de acordo com integrantes do governo brasileiro. Ainda segundo fontes que acompanharam o relato da conversa, Trump encerrou o telefonema de forma descontraída, dizendo “I love you” — “eu te amo”, em inglês — a Lula.
Na conversa, Lula se colocou à disposição para viajar aos Estados Unidos e realizar um encontro presencial com Trump. O presidente norte-americano respondeu que sua equipe cuidaria dos detalhes para viabilizar a reunião. Segundo interlocutores, o aval para a data chegou já no dia seguinte.
Segundo relatos feitos a auxiliares do governo, na ligação Trump adotou um tom amistoso ao longo da conversa. O presidente norte-americano teria dito que admira a trajetória política de Lula e comentou que pesquisou sobre a vida do presidente brasileiro.
Lula, por sua vez, afirmou que gostaria de tratar de interesses comuns entre Brasil e Estados Unidos, além de discutir conflitos internacionais e o papel da Organização das Nações Unidas (ONU).
Trump respondeu que tinha interesse em ouvir as opiniões do presidente brasileiro sobre esses temas.
Telefonema em que Trump disse 'i love you' a Lula aconteceu pelo celular de Joesley Batista
Por Túlio Amâncio, GloboNews — Brasília
Fonte: @portalg1

Postar um comentário
Agradecemos pelo seu comentário!