A ilusão do curso de Direito: professores fingem que ensinam e alunos que aprendem?

bit.ly/ilusao-direito | No artigo de hoje decidi compartilhar minha visão de um dos cursos mais concorridos nas instituições públicas do país e um dos mais caros nas instituições privadas: o curso de Direito.

Lembro-me, com muita nitidez, que antes de iniciar a minha graduação em 2015.01 li a seguinte notícia: OAB critica “recorde” do Brasil em cursos de Direito. Na época o Presidente da OAB, Marcus Vinícius, em tom bem irritado, já falava: "Nós temos mais faculdades de Direito do que o resto do mundo juntos" (até então, eu nem sabia disso) "Não podemos continuar com 80% dos formandos sem passar no exame da Ordem". Daí eu me perguntava: como alguém que passa 5 anos estudando não consegue passar num exame? Mas no 8º semestre do curso eu tive a resposta!

Os professores fingem que ensinam?

Na verdade há várias faculdades públicas e particulares com excelentes docentes não só em títulos (o que em tese seriam melhores), mas também em didática, competentes em passar o conteúdo. De fato muitos ensinam. Mas será que os alunos aprendem?

Os alunos fingem que aprendem?

Penso que sim! O método de avaliação em "replicar" nas provas aquilo que os professores deram em sala de aula é arcaico como forma de aprendizado. Na verdade, não só o método de avaliação (ao meu ver) é atrasado como é avacalhado. Pois a "pesca", a famosa colaé uma realidade que ninguém quer combater. Nunca vi uma campanha para bani-la ou, ao menos, mitigar essa prática. Nem quando a faculdade precisa de uma boa nota no ENADE para manter a sua reputação!

Até o momento, nunca pesquei para passar em alguma avaliação. Não porque seja melhor que alguém ou mesmo o santo da sala. Só acredito que seja um método de puro "auto engano". Na semana de provas as reprografias próximas a faculdade têm basicamente as atividades de xérox reduzida dos conteúdos.

Daí eu perguntava: será que não acende um alerta nos professores ao corrigirem as provas e verem o conteúdo exatamente como está na lei ou no livro de determinado doutrinador? Será que 80% da sala tem uma memória tão boa assim, mesmo quando somente 25 a 30% frequentam as aulas?

As avaliações e os fiscais de provas

Até o momento não teve um professor, dos mais tranquilhos até os mais rígidos, que não fosse "ludibriado" pelos métodos de "auto ajuda" dos alunos. Cheguei até a pensar que em alguns casos, pela postura de tais docentes, essa prática não ocorreria. Sabe de nada inocente! Ao piscar de olhos para lubrificar a retina, já foi! Fazer o que? São movimentos, reflexos do corpo humano...

E quando o assunto são os fiscais de sala é uma verdadeira comédia, do tipo: "gente, me ajudem que eu ajudo vocês!" ou até "gente, eu sou cega, viu, e não surda!". Isso é (ou foi) diferente na faculdade de vocês?

Concurso Vs Concurso

Lembro-me que no 7º semestre eu e minha equipe tivemos que apresentar um trabalho sobre as modalidades de Licitação. Àquela altura do curso já havíamos passado pelas Cadeiras de Direito Administrativo I e II quando uma das integrantes indagou: "Ô Silvio! Nesse caso o concurso vale por 02 anos, né?!". Ou seja, ela confundiu concurso (modalidade de licitação) com concurso (modalidade de ingresso no serviço público).

Claro que esse fato por si só não desqualifica a moça. Mas ela já estava aprovada, pode-se dizer, em 70% do curso e não é isso o que se espera de uma graduanda nessa fase. Ah! Precisa comentar que ela é daquelas assumidas (com um pouco de orgulho) que chegou até ali com algumas pescadinhas?

Professores Vs Alunos

Lá, como em toda e qualquer faculdade, tínhamos professores e alunos de todos os tipos.
Professor gente fina, o que ajudava todo mundo, brincava com todos e de quebra não ensinava muito mal. A professora casada com outro professor, que não perdia a oportunidade de dizer "aquele é meu marido", porém ensinava muito bem. Tinha também o professor ex-jogador de futebol que, embora muitos pensassem que sim, não era frustrado e ensinava muito bem também. Tivemos a professora juíza, toda sistemática, que só liberava a sala às 22h30 em ponto. "Por que a senhora só libera esse horário?", e ela respondia "Porque está no cronograma que é esse o horário!". E também havia (acho que acima da média nacional) os professores garanhões. Aqueles que, como diziam por aqui, "passam o rodo!".

Nos grupos de WhatsApp as discentes colocavam fotos dos professores e, em questão de segundos, uma postava "já peguei!", daí outra respondia "já peguei também. Mas fulano [outro professor] é melhor".

E os alunos? Iguais a qualquer sala. Tínhamos o gordinho muito alegre e sorridente que nem o "Majin Boo"; o aluno anti-social, que nem o "Batman"; a barraqueira, que nem a Rochelle (Mãe do Cris, do seriado Todo Mundo Odeia o Cris); tínhamos a patricinha, que nem a Penélope Charmosa; o popular, amigo de todo mundo que nem o "Goku" e um número crescente de alunas no estilo mulher Gracyanne Barbosa. Enfim, nada diferente das demais faculdades do país. Ou será que não? Opinem nos comentários.

Conclusão:

O curso de Direito está avacalhado! Há muitos cursos, poucos de qualidades! Poucos professores comprometidos em passar os conteúdos e quase a totalidade dos alunos que se auto enganam, se sabotam. Pronto! Taí a receita do caos jurídico. E assim, a cada novo ano, as faculdades despejam milhares e milhares de bacharéis de Direito no mercado.

_____________________________________

E aí, pessoal?! Como é (ou foi) a faculdade de vocês? Qual o estilo de professor faltou ser citado? Qual o estilo de aluno não foi lembrado? Qual o futuro do curso de Direito no país? O artigo foi útil?

Um forte abraço e até a próxima!!!

_____________________________________

Silvimar Charlles Concurseiro. Servidor Público. Graduando em Direito. concurseiro, professor (para mim mesmo), eterno estudante, poeta, repentista, sonhador, pai, filho, amigo, amante, alguém que acredita que pode dar uma contribuição importante para a coletividade.
Fonte: Jus Brasil

2/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

  1. Quem são os professores de direito que lecionam?
    Promotores, juízes, advogados inscritos, delegados, desembargadores etc....
    Cadê a existência da OAB PT comunista extinta por decreto presidencial 11/91 anexo IV. O PL do estatuto disciplinar natimorto que revogou o 4215/63 morto , revogado o regulamento 20.784 todos acessórios do principal de criação com o jabuti do artigo 17 no 19408 se encontra morto desde 1991. Crine Federal lei 8906/94 .hora de desmascarar OAB PT comunista aplicando 171 com exame sem competência.
    Os inscritos até 1994 sob a lei maior o artigo 5 inciso XIII da CF do Brasil cláusula pétrea.
    A lei do inciso XIII é diretrizes educacionais.
    Artigo 133 CF advogados essenciais a justiça!
    ANB ações judiciais e no ninho dos bandidos em Brasília.
    fimdoexamedeordem.adv.br

    ResponderExcluir
  2. Com a devida vênia não cabe a um Sindicato Privado sem legitimidade criado por uma Fraude jurídica implantada ao Estado Democrático de Direito lei 8906/94, medir qualidade de ensino superior, sendo está exclusiva do MEC. Levando em consideração que o corpo docente e formado por Juízes, promotores, delegados, e advogados.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima