Como se preparar para o alto volume de demandas que vão surgir no pós quarentena?

preparar alto volume demandas surgir quarentena
bit.ly/2KojjRf | Estamos vivendo um momento sem precedentes na história contemporânea da justiça. A pandemia do Covid-19 causou uma suspensão geral dos prazos processuais, das audiências, e das sessões de julgamento, nos termos da Resolução nº 313 do Conselho Nacional de Justiça.

Com a maior parte da Justiça funcionando em regime de Plantão Extraordinário, a fim de evitar o contágio pelo novo Coronavírus, a profissão dos correspondentes jurídicos enfrenta dificuldades relacionadas com o fechamento dos Fóruns e Tribunais, e com o adiamento das audiências.

É importante, entretanto, alertar a todos que grandes escritórios têm aproveitado esse momento para realizar auditorias internas e reavaliação de processos durante o período de quarentena.

Isso significa que há uma boa expectativa de que a necessidade de diligências jurídicas cresça exponencialmente quando o funcionamento da Justiça tornar-se regular.

Juntamos aqui uma lista do que um correspondente jurídico pode fazer para se preparar para esse momento.

1. Esteja presente

Esse é um bom momento para contatar sua cartela de clientes, e mostrar-se presente e disponível para eventuais demandas. Procure manter um bom contato com clientes antigos. Essa comunicação fluida também irá te colocar em uma posição privilegiada para atender diligências atuais e futuras.

Além disso, aproveite o momento para expandir sua rede de contatos. Busque parceria com outros advogados, interaja nas redes, e procure entender o momento em que estamos vivendo de forma conjunta, agregando na busca de construção de soluções em comunidade.

2. Mantenha-se atualizado

Muitas mudanças legislativas estão ocorrendo por causa do contexto de Covid-19. O Projeto de Lei 1179/2020, por exemplo, oferece diversas inovações para o Direito Privado que visam estabelecer um Regime Jurídico Emergencial e Transitório das relações jurídicas durante e após o período da quarentena, versando sobre temas como contratos de aluguel, contratos agrários, e prazos para prescrição e decadência.

Esse é só um exemplo - quem acompanha o Diário Oficial da União sabe da quantidade de edições extras diárias que recebemos. Medidas Provisórias e Projetos de Lei têm sido discutidos e aprovados a fim de adequar os parâmetros legais brasileiros à situação que vivemos nos tempos atuais.

Mantenha-se atualizado quanto ao que está acontecendo no Brasil, no sistema de justiça, e em matéria de inovações legais. Ao fazer isso, você será capaz de compreender o contexto jurídico atual, e entender os tipos de demandas que surgem no momento, bem como estar preparado para atuar nesse sentido.

Uma dica para acompanhar as inovações é baixar o aplicativo do Diário Oficial da União. Nele, você acompanha em tempo real tudo que está acontecendo em matéria legislativa no Brasil.

Acompanhe, também, a página criada pelo Jusbrasil especialmente para fornecer informações de qualidade quanto às mudanças legislativas, prazos processuais, e dúvidas frequentes que surgem para a advocacia nesse período. Como parte da campanha #MaisJuntosDoQueNunca, o Jusbrasil se compromete em combater a desinformação e organizar conteúdo de qualidade.

3. Demonstre conhecimento e autoridade

Aproveite esse momento em que você está procurando pesquisar e se atualizar, e não guarde o conhecimento apenas para você. Publique informação de qualidade nas redes sociais, produza textos para o blog do Jusbrasil - essas são formas de te transformar em autoridade nos assuntos que você pesquisa, e atrair futuros clientes.

Esse é um bom momento para você pensar em uma estratégia de marketing de conteúdo jurídico que ajude a alavancar sua carreira.

4. Prepare-se para o mundo digital

Há uma demanda grande para correspondentes jurídicos[1] que realizem protocolos online, e que tenham boa navegação no universo digital. Essa tendência de digitalização da justiça que vivemos em tempos de Covid-19 tende a perdurar, mesmo com o fim da quarentena. Nesse sentido, caso você ainda não esteja muito habituado com o universo da advocacia digital, aproveite esse momento para pesquisar sobre e aprender sobre como usar tecnologia para se tornar um advogado 4.0.

5. Acompanhe o Jurídico Certo

O Jurídico Certo é o software de contratação de correspondentes jurídicos do Jusbrasil. Trabalhando para conectar profissionais de todo o território brasileiro, tem como missão oferecer todo o auxílio necessário para enfrentar esse momento de crise.

Uma nota importante: os profissionais cadastrados no Jurídico Certo possuem acesso gratuito ao Escritório Online Jusbrasil. Esse é um bom momento de explorar a plataforma, conectar-se com novos clientes em potencial, e mostrar-se atento e informado às novas demandas que tendem a surgir.
_____________________________

Texto de Manu Halfeld

Blog do Jusbrasil  
Conteúdos para Download:
http://bit.ly/blog-do-jusbrasil
Fonte: blog.jusbrasil.com.br

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima