Desembargadora do TJ determina soltura de mulher por não ter condições de pagar fiança

desembargadora soltura mulher condicoes pagar fianca
bit.ly/3avhiNV | A desembargadora Inez Miranda, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) concedeu habeas corpus a uma mulher presa, que poderia estar solta se tivesse condições financeiras para pagar uma fiança de R$ 998. O habeas corpus foi impetrado pela Defensoria Pública da Bahia.

A detenta estava custodiada em Ubaíra desde o dia 3 de abril por desacato de funcionário público. No dia 4 de abril, durante o Plantão Judiciário, foi concedida a liberdade provisória da detenta, mediante o pagamento de fiança no valor de R$ 998, a qual não foi paga até o momento por falta de condições financeiras.

Na petição, a Defensoria destaca que o artigo 350 do Código de Processo Penal prevê a dispensa do pagamento da fiança quando a pessoa não tem condições de pagar o valor. A Defensoria ainda destaca o cenário da pandemia do Covid-19 e que deve ser considerado na decisão, pois o Superior Tribunal de Justiça (STJ) já determinou que, caso haja soltura condicionada a pagamento de fiança, os réus devem ser soltos. No pedido, a Defensoria observa que, no ato de soltura, deve ser observado as outras medidas cautelares impostas pelo Judiciário.

Segundo a desembargadora, ao analisar os autos, é possível concluir que é pertinente o pedido da Defensoria Pública, apesar de não ter sido juntado ao processo uma declaração de hipossuficiência econômica da paciente. Para a desembargadora, o valor da fiança é desproporcional, sobretudo, porque os documentos acostados, em princípio, indicam a sua provável impossibilidade financeira de suportar o pagamento. “Pouco provável que a paciente tenha feito a opção de permanecer presa, possuindo condições financeiras para pagar a fiança arbitrada”, ponderou.

A magistrada salienta que a dispensa do pagamento da fiança é um direito da pessoa detida. A desembargadora acatou o argumento do posicionamento do STJ para decretar a soltura da mulher, com manutenção das demais medidas cautelares.

Por Cláudia Cardozo
Fonte: www.bahianoticias.com.br

2/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

  1. DireitoNews impresses as a comprehensive legal news source, providing timely and relevant updates from the legal world. With a user-friendly interface and a wide range of topics covered, the platform caters to legal professionals, students, and enthusiasts alike. The depth of coverage and analysis ensures readers stay well-informed about legal developments and trends. Whether you're looking to stay updated on case law, legislative changes, or legal insights, DireitoNews offers a valuable resource for anyone interested in the legal field.
    Liquidación de Promedio de Accidentes de Semirremolques
    Arbitraje del Disputas de Contrato

    ResponderExcluir
  2. In a compassionate move towards social equity, our latest blog post explores the recent decision by a Desembargadora (Judge) from the TJ (Tribunal de Justiça) to grant the release of a woman based on her inability to meet the financial demands of bail. Delve into the details of this significant case, shedding light on the broader implications for justice and socio-economic considerations within the legal system.bancarrota capítulo 7 cerca de mí

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima