Moro admite plágio em artigo publicado, mas responsabiliza coautora

moro admite plagio artigo publicado coautora
bit.ly/3i7uxt1 | O ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro admitiu plágio em um artigo científico assinado por ele. A acusação foi feita pelo advogado Marcelo Augusto Rodrigues, que reclama a autoria dos trechos plagiados.

A publicação de Marcelo foi feita no portal Consultor Jurídico em setembro de 2019. Já o texto de Moro e da advogada Beathrys Ricci Emerich, que é sobre lavagem de dinheiro do crime por meio do pagamento a advogados, é de um período posterior a abril de 2020, segundo o portal Metrópoles.

Procurado pelo portal nessa sexta-feira (26), o ex-ministro confessou o plágio, mas culpou Beathrys. "A redação é basicamente do orientando", disse ele. A advogada é orientada pelo ex-juiz na Unicuritiba. "Houve cópia de dois trechos curtos no trabalho, sem a necessária citação, motivo pelo qual se pede escusas pelo inconveniente. O artigo foi retirado da revista e será reavaliado", acrescentou. Ele se refere à revista Relações Internacionais no Mundo Atual.

Diante desse quadro, o advogado disse que ficou muito surpresa ao constatar o plágio e que avalia possíveis medidas judiciais contra os autores. É importante lembrar que cópia de obra intelectual sem citação é crime.

"Eu fico honrado de ser citado por um jurista como Moro, mas não esperava não ser creditado por isso. (...) "Mas esperaria no mínimo uma retratação dos autores, um reconhecimento", ressaltou Lemos.

O Metrópoles tentou contato com Beathrys, mas não obteve retorno. Ela fechou o acesso público a suas redes sociais, mas, antes disso, foi possível ver postagens dela comemorando a publicação do artigo.

Fonte: www.bahianoticias.com.br

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima