Entrevista com as Advogadas do Futuro: projetos, e-book e crescimento

bit.ly/31kFl0Y | Cintia Belini e Mayara Weirich concedem entrevista ao Direito News e contam um pouco da sua história, do crescimento espontâneo nas redes sociais e anunciam projetos para estudantes de Direito e Jovens Advogados de todo o país.

DN: Como nasceu as Advogadas do Futuro?

Advogadas do Futuro: O perfil @advogadasdofuturo nasceu da inquietude de duas professoras universitárias por agregar conhecimento aos seus alunos acerca da transformação digital, a partir do estudo do Direito + Tecnologia, somados à prática da Advocacia e a Ética Profissional.

Inicialmente o objetivo era transpor os muros da faculdade e falar para os alunos alguns assuntos importantes para o crescimento profissional e o mercado de trabalho, mas que às vezes, por não serem matérias jurídicas, não se enquadram nas grades curriculares e são pouco ministrados.

Sem que percebêssemos, o trabalho foi crescendo, criando corpo e agregando na vida de tantas outras pessoas, que nos surpreendemos com os resultados e disto, virou um projeto de vida destas duas amigas, professoras e advogadas.

DN: E hoje, como vocês veem o trabalho de vocês na internet?

Advogadas do Futuro: Hoje nosso trabalho ganhou personalidade jurídica e se transformou em uma Early Stage no ramo de Conteúdo, Educação e Consultoria, constando no radar da AB2L – Associação Brasileira de Lawtechs & Legaltechs. Nosso grande propósito é informar, inspirar e transformar pessoas através de conteúdo de valor e qualidade.

Além disso, propomos o estudo do Direito por meio das mais variadas metodologias de aprendizagem ativa, desde as mais “modernas”, como Visual Law e Legal Design, até as que já são aplicadas ao Direito há tempos, a exemplo de músicas, poemas e filmes adaptados ao meio jurídico.

Um espaço aberto, para sempre em construção, de duas professoras nada convencionais, as quais acreditam que o futuro é agora e que, para o sucesso da carreira jurídica, é necessário conhecer muito além do Direito.

DN: Além do compartilhar do conhecimento através do Instagram, quais os projetos já realizados e quais estão por vir?

Advogadas do Futuro: A experiência que adquirimos ao longo de nossas vidas profissionais, passando pelos setores público e privado, estando vinculadas ao meio jurídico há mais de 15 e 11 anos (Cíntia e Mayara, respectivamente), fazem com que nossas vivências e dores da profissão nos permitam compartilhar com segurança o conhecimento teórico e prático com estagiários e jovens advogados em todo o país.

Assim, nestes últimos anos ministramos cursos presenciais e on-line dos mais variados temas jurídicos e comportamentais, habilidades importantes que tornam o profissional do Direito completo e agora, com muita alegria, recentemente, lançamos nosso primeiro livro digital prático com 10 passos de como iniciar a advocacia.

Esse livro digital tem a organização da Editora EDIJUR e comercialização pela Amazon e foi escrito de forma simples e objetivo, justamente para que graduandos e jovens advogados de todo país consigam compilar rapidamente o conteúdo deste livro digital e colocá-lo em prática.

Nele você irá encontrar assuntos de como se posicionar na advocacia, empreendedorismo jurídico, imagem pessoal, networking e muito mais! Esperamos que a leitura seja prazerosa e te leve a ações e decisões para alavancar sua carreira profissional.

Além disso, estamos diagramando um livro sobre transformação digital na advocacia com muito conteúdo prático, pois este sempre será nosso foco, em “como” fazer e implementar o conhecimento adquirido. Em breve lançaremos junto com nosso site um curso online também sobre o assunto.

Nesse 2020, juntamente com os projetos, também contribuímos com a nossa entidade de classe, sendo que a professora Mayara é diretora tesoureira da 6ª Subseção da OAB em Sinop/MT e professora Cíntia é presidente da Comissão do Direito da Mulher da 6ª Subseção da OAB em Sinop/MT e ambas são membras da comissão de Direito para Startups da Comissão Estadual da Seccional OAB/MT e, recentemente, assumiram a coordenação regional do Mato Grosso da Law Talks, que é uma associação internacional de advogados e ainda, no meio de tudo isso existe dedicação à casa, família e amigos, um desafio e tanto! Mas para fazermos tantas coisas e desempenharmos tantos papéis é necessário elencar prioridades e vencermos um dia de cada vez.

DN: O que é ser um Advogado do Futuro?

Advogadas do Futuro: Ser uma advogado 4.0 e 5.0 vai além de apenas saber manusear ferramentas, softwares, entender de inteligência artificial ou outros temas correlatos tradados atualmente; se tornar uma advogado dessa nova era está ligado a desenvolver ferramentas e comportamentos além de hard skills, desenvolvendo as soft skills que são habilidades comportamentais, visando oferecer aos seus clientes a melhor experiência.

Sabemos que estamos falando de uma profissão totalmente tradicional, apeada a dogmas, liturgias e rotinas e nós também começamos assim. No entanto, exigido do profissional do direito de 1827 já não é o mesmo que se exige em 2020.

Passar por essa transformação digital na advocacia mudou a nossa forma de ver o mundo e inclusive, hoje temos plena certeza que podemos fazer tudo de forma diferenciada, guardando o que é mais importante, a Ética Profissional. Além disso, vemos atualmente como parte fundamental desse processo o cliente, que deixou de ser a parte passiva e se tornou o foco da prestação do serviço advocatício, onde a experiência, a comunicação e o sucesso serão indicadores de permanência e indicação nos escritórios.

Hoje, não nos vemos apenas como advogadas, somos juristas digitais, que através dos conhecimentos de sala de aula e da advocacia digital desenvolvemos um trabalho ético para inspirar e transformar tantos colegas frustrados com o modelo tradicional  ou ainda, graduandos que nem formaram e já estão pensando em abandonar o caminho jurídico.

Como elemento intrínseco do nosso trabalho, nos dispomos a desenvolver o pensamento crítico pois, já não há mais espaço para Ctrl C + Ctrl V, o famoso copiar e colar. Precisamos ser a diferença que queremos no mundo.

DN: Como mensagem final aos leitores do Direito News, quais as expectativas tem do futuro do Direito?

Advogadas do Futuro: Somos realmente entusiastas da nossa profissão e acreditamos em um direito mais compartilhado, colaborativo e empático. Não podemos apenas nos apegar em sermos a maior população de advogados no mundo e fazer que isso mine nossos planos. Existe muito espaço, no entanto esse espaço precisa ser preenchido com pessoas que possuem diferenciais, tanto na parte técnica, como comportamental.

Muitas palavras nos desafiam a seguir em frente, inclusive, os vários “nãos” que recebemos ao longo do percurso. Mas, ser inquieto e otimistas de novos modelos nos faz ver vida e oportunidade por todos os lados. Utopia? Talvez. Mas preferimos acreditar e trabalhar diariamente pra esse objetivo do que ver a vida literalmente passar reclamando do caminho escolhido.

Temos que nos desafiar, ao ponto de apaixonarmos pelo nosso projeto de vida para que, a partir daí possamos superar as dificuldades e sempre seguir em frente, pois, desistir não é e jamais será uma opção para nós.


Canais de acesso e contatos:
Instagram: @advogadasdofuturo
Youtube: Advogadas do Futuro – Prof. Cintia e Prof. Mayara
Facebook: /advogadasdofuturo
E-mail: contatoadvogadasdofuturo@gmail.com

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima