Os 20 melhores livros de direito para advogados

20 melhores livros direito para advogados
bit.ly/38V6d9n | Embora existam diversos livros de direito no mercado, nem todos atendem às necessidades de cada profissional. Antes de escolher um livro, é interessante avaliar a experiência do autor, a acessibilidade da linguagem e o conteúdo. Faz sentido também conferir recomendações de outros estudantes ou professores de direito.

Durante a faculdade, a maioria dos estudantes recebe indicações dos professores. No entanto, é importante pesquisar novos títulos e novos autores sempre visando ampliar a visão e os conhecimentos sobre uma determinada área jurídica.

Pensando nisso, elaboramos esta lista com os 20 melhores livros de direito para advogados. Uma seleção separada a dedo para quem se interessa por diferentes áreas e deseja saber mais sobre o meio jurídico. Confira! 😉

Livros de direito para iniciantes

Para quem está começando no universo do direito, alguns livros específicos são recomendados. Os que indicaremos abaixo tratam basicamente da estrutura do direito como sistema, além explicar as origens do ordenamento jurídico e a constituição do Estado de Direito.

1. Teoria Geral do Processo

Autores: Cintra, Grinover e Dinamarco

Trata-se de um livro essencial para quem está começando a se aprofundar na teoria geral do processo. Além de explicar sobre o funcionamento da Justiça, o livro também traz toda a base do processo. Questões relativas à organização judiciária, funções do STF e STJ e Ministério Público também são conceitos que são tratados no livro.

2. Teoria da Norma Jurídica

Autor: Norberto Bobbio

Este é outro clássico que nenhum entusiasta do direito pode deixar de ler, especialmente estudantes. Trata-se de um livro bastante teórico que explica sobre o funcionamento das normas jurídicas e toda a sistemática por trás do ordenamento jurídico. Leitura obrigatória para entender as bases e o fundamento do direito.

Livros de direito para estudantes

Para quem não quer ficar apenas nas questões teóricas da faculdade de direito, vale a pena conferir alguns livros que tratam sobre o universo jurídico e servem não apenas para o aprendizado, mas também para se inspirar.

3. O Primeiro Ano – Como se faz um Advogado 

Autor: Scott Turow

Para quem tem curiosidade em saber como funciona o primeiro ano da Faculdade de Direito da Harvard, essa é uma excelente leitura. Nela, o autor explica como foi a sua própria experiência e coloca seu ponto de vista sobre o ensino jurídico em uma das faculdades mais conceituadas do mundo.

Para quem não sabe, o curso de direito nos Estados Unidos pode ser concluído em três anos e vale a pena repensar a partir de uma outra estrutura como é a formação do advogado em outros países.

4. O processo

Autor: Franz Kafka

Este é um clássico da literatura. Para qualquer estudante de direito, sem dúvida, é leitura obrigatória. O livro conta a história de Joseph K, que é preso sem entender a razão, e relata a angustiante jornada do personagem e tem relação direta com a prática de princípios gerais do direito como a ampla defesa e o devido processo legal.

Sem dúvida, para quem está começando, é uma leitura que leva para a ficção a importância de determinadas diretrizes do ordenamento jurídico.

Livros de direito penal

Ao escolher livros de direito penal, é importante estar atento não apenas ao conteúdo, como também às atualizações. Afinal, existem inúmeras obras de direito penal à disposição no mercado. Abaixo, indicamos duas:

5. Curso de Direito Penal

Autor: Guilherme de Souza Nucci

O livro “Curso de Direito Penal” do autor Guilherme de Souza Nucci conta com três volumes bastante completos. Além das explicações sobre aspectos complexos e simples do direito penal, o autor expõe seus posicionamentos e críticas doutrinárias.

Este livro de direito penal é considerada uma obra bastante acessível tanto para estudantes como para pós-graduados e concurseiros. Sem dúvida, para quem quer aprender direito penal, esse é um livro que não pode faltar na prateleira.

6. Curso de Direito Penal 

Autor: Fernando Capez

O “Curso de Direito Penal” do autor Fernando Capez é considerado referência entre os inúmeros livros sobre a temática presentes no mercado. Composta por quatro volumes, a 22ª edição é atualizada com as alterações de 2017. A linguagem é bastante descomplicada, objetiva e o conteúdo, bastante rico.

É um livro mais indicado para alunos da graduação e para concurseiros. Mas nada impede que advogados e demais operadores do direito utilizem esses livros de direito penal para consulta no escritório e no dia a dia.

Livros de direito constitucional

O direito constitucional é uma matéria central durante a faculdade. Uma boa base da área é essencial para que o advogado entenda o funcionamento do Estado, além de claro, dos direitos fundamentais.

Por se tratar de uma matéria complexa, a escolha de livros mais acessíveis e didáticos pode ser um diferencial na assimilação dos conteúdos e do conhecimento.

7. Direito Constitucional esquematizado

Autor: Pedro Lenza

Trata-se de um dos livros de direito constitucional bastante recomendado para concurseiros. Isso porque, além de ser uma obra bastante completa, ela conta como recursos como gráficos e destaque de informações relevantes, que auxiliam o estudo. No final de cada capítulo, o autor traz um resumo sobre o conteúdo, o que facilita a compreensão e a assimilação do conteúdo.

As últimas edições também contam com conteúdos complementares com vídeo aulas, banco de questões e PDFs impressos.

8. Direito Constitucional Descomplicado

Autores: Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino

Este livro de direito constitucional, além de completo,conta com uma linguagem mais acessível. Foi elaborado para que estudantes e concurseiros que não tenham formação jurídica possam compreender o conteúdo.

Para quem não tem uma base sólida em direito constitucional, trata-se de um livro bastante recomendado. Toda linguagem é coloquial e transporta o leitor para uma sala de aula. Isso faz com que a leitura seja mais simples e fluída. Vale a pena para quem precisa se aprimorar, mas não quer lidar com uma linguagem mais robusta.

Livros de direito administrativo

Assim como o direito constitucional, o direito administrativo é uma matéria central e merece a atenção dos advogados, especialmente aqueles que pretendem focar sua atuação em direito público.

9. Direito Administrativo Descomplicado

Autores: Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo

Dos mesmos autores de “Direito Constitucional Descomplicado”, essa obra é referência principalmente entre concurseiros e estudantes de Direito. Escrita em linguagem didática, o livro aborda os principais conteúdos presentes em editais de concurso, além de trazer exercícios práticos que ajudam quem está estudando a assimilar melhor os conceitos.

10. Direito Administrativo

Autora: Maria Sylvia Zanella Di Pietro

“Direito Administrativo”, da professora e procuradora do Estado Maria Sylvia Zanella Di Pietro, é um clássico e uma referência entre advogados, juízes, estudantes e operadores do direito. Tanto que o livro já chegou à 32ª edição trazendo atualizações com as principais normas editadas nos últimos anos.

Livros de direito civil

O direito civil oferece toda a base do direito privado. Trata-se de uma das matérias mais relevantes durante a faculdade, presente em todos os anos na maioria dos cursos. Devido à sua importância, é essencial que advogados conheçam e tenham pelo menos um livro de direito civil em seu escritório. Abaixo, seguem boas sugestões!

11. Curso de Direito Civil

Autora: Maria Helena Diniz

Maria Helena Diniz é professora da Pontifícia Universidade Católica (Puc) de São Paulo e conhecida como uma das maiores estudiosas do direito civil. Sua obra é completa, densa e é indicada tanto para estudantes quanto para advogados e pessoas que prestam concurso.

Trata-se de um das principais obras de Direito Civil do Brasil.

12. Direito Civil

Autor: Silvio de Salvo Venosa

A obra é considerada um clássico do direito civil, muito conhecida por advogados e estudantes de direito. Em linguagem menos didática e com conteúdos bem aprofundados, é recomendada para profissionais e estudantes que estão mais avançados na graduação.

Livros de direito previdenciário

Com a aprovação da Reforma da Previdência, o direito previdenciário ganhou um grande destaque na mídia. Este ramo autônomo do direito, bastante conectado ao direito trabalhista, merece atenção de todo advogado. Assim, vale a pena investir em alguns exemplares para deixar no escritório.

13. Direito Previdenciário Esquematizado

Autora: Marisa Ferreira dos Santos

Trata-se de um livro introdutório, recomendado para estudantes e concurseiros. A grande vantagem é que o livro conta com tabelas e gráficos que auxiliam na compreensão do conteúdo e das bases desse ramo do direito.

14. Curso de Direito Previdenciário 

Autor: Fabio Zambitte Ibrahim

Este é outro livro bastante completo que aborda diversos aspectos da área. Ideal para estudantes e advogados que necessitam conhecer as bases do direito previdenciário de forma sistematizada.

O autor é bastante didático e prático ao abordar os principais aspectos do sistema da seguridade social. Para quem está estudando para concurso, a obra traz um capítulo com questões focadas em provas.

Livros de direito tributário

Por se tratar de um ramo bastante tradicional do direito, o que não faltam no mercado são boas obras de direito tributário. Vamos destacar, aqui, duas delas:

15. Manual de Direito Tributário

Autor: Eduardo Sabbag

Eduardo Sabbag é conhecido como professor de graduação. Sua obra, além de muito completa, é bastante didática e aborda os principais tópicos trabalhados nos cursos de direito. Para quem está estudando para concursos, a 10ª edição conta com vídeos e um caderno virtual de questões e respectivo gabarito.

16. Curso de Direito Tributário

Autor: Hugo de Brito Machado

Também é outra obra bastante completa que aborda todos os conceitos, princípios, fundamentos e normas gerais relativas ao direito tributário. É um livro bastante recomendado para graduação, mas por ser bastante completo, também é um excelente exemplar para se ter no escritório para consulta. A linguagem utilizada é bastante clara e simples, por isso é um livro interessante para esclarecer as dúvidas do dia a dia.

Livros de direito do trabalho

Por se tratar de mais uma área tradicional do direito, o que não faltam são bons livros sobre o tema. Abaixo, alguns exemplares que são interessantes para estudantes de graduação, concurseiros e advogados que precisam de um bom material para consulta.

17. Direito do Trabalho Esquematizado

Autora: Carla Romar

O livro traz, de forma simples e sucinta, todos os aspectos da área trabalhista. Para quem está estudando, o livro é bastante indicado já que conta com tabelas e gráficos que auxiliam na compreensão da matéria. A obra também aborda algumas questões relativas à Reforma Trabalhista (Lei 13.467) e as mudanças provocadas no direito do trabalho com a edição da nova lei.

18. Manual do Direito do Trabalho

Autores: Francisco Ferreira Jorge Neto e Jouberto de Quadros Pessoa Cavalcante

O livro foi escrito em conjunto por um advogado e um juiz, o que torna a abordagem bastante rica. A obra é bastante didática, estruturada e ideal para estudantes, concurseiros e advogados que necessitam de um livro completo e único para consulta no escritório. O livro também acompanha o acesso a uma série de vídeos sobre os conteúdos principais, auxiliando no estudo e na compreensão da matéria.

Livros de direito empresarial

O direito empresarial é uma área que ganha cada vez mais destaque, na medida em que mais e mais empresas estão preocupadas com o compliance. Não por outra razão, todo escritório deve contar com alguns bons exemplares para a consulta dos advogados.

19. Direito Empresarial Esquematizado

Autor: Edilson Enedino

Edilson é um professor bastante conhecido de Brasília, além de ser juiz na Vara de Falências do Tribunal de Justiça do Distrito Federal. A obra é bem didática, clara e aborda problemas práticos enfrentados por quem atua com o direito empresarial.

20. Manual de Direito Empresarial

Autor: Gladston Mamede

Livro de leitura fácil e bastante didático, além de trazer inúmeros exemplos da jurisprudência. Trata-se de um compilado dos cinco volumes do Curso de Direito Empresarial também escrito pelo autor.

Conclusão

O Direito é uma área tradicional e o que não faltam são obras que exploram seus diversos ramos. Nessa seleção, buscamos trazer livros que atendem a diferentes tipos de perfil. Porém, dependendo da necessidade do escritório e do profissional, buscar obras especializadas pode ser bem interessante. 😉

Gostou da nossa lista? Acha que deixamos algum livro essencial de fora? Conte para a gente nos comentários abaixo!
______________________________

Aurum
Muito prazer, nós somos a Aurum! Desenvolvemos softwares jurídicos há mais de 20 anos e entregamos produtos de qualidade para aperfeiçoar a gestão e elevar a produtividade dos advogados. Temos dois softwares no mercado: o Astrea, criado para atender as necessidades dos advogados autônomos, pequenos e médios escritórios; e o Themis, focado em grandes bancas e departamentos jurídicos.
Fonte: www.aurum.com.br

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima