'Maria, Maria': Milton Nascimento processa candidata por música em campanha

milton nascimento processa candidata musica campanha
bit.ly/3l8pJEU | O cantor Milton Nascimento afirmou que está entrando com medidas processuais contra a candidata a prefeita Maria Lúcia Cardoso (MDB), em Pitangui (MG), por violação de direitos autorais.

Segundo a equipe, a candidata usou a música "Maria, Maria" sem autorização prévia do autor, que também é do estado de Minas Gerais.

"Com a chegada das eleições municipais de 2020, mais uma vez somos obrigados a ver candidatos usurpando os direitos do autor e usando a obra intelectual alheia em suas próprias campanhas", afirma a nota de repúdio.

Em seguida, o comunicado classificou a atitude "nojenta e vergonhosa" e diz que Maria infringiu a lei 9.610/98, sobre direitos autorais, ao colocar a música na campanha.

O artigo 29 da lei defende que a reprodução depende da "autorização prévia e expressa do autor a utilização da obra".

"Já estão sendo tomadas medidas processuais cabíveis para que a candidata possa responder judicialmente sobre esse ato, já que se negou a resolver amigavelmente essa questão", completou.

A equipe de Milton ainda criticou a postura de Maria Lucia, que é ex-mulher do ex-governador de Minas Newton Cardoso e mãe do deputado federal Newton Cardoso Jr. (MDB), antes de, possivelmente, assumir o cargo.

"Antes mesmo de possivelmente ser eleita, ela já infringiu gravemente uma Lei Federal que visa proteger as criações intelectuais e seus autores, imagine então do que ela seria capaz depois de tomar posse, já com o poder, o diploma e, principalmente, a caneta de Prefeita em suas mãos", encerra o comunicado".

"Maria, Maria" é uma composição de Milton Nascimento e Fernando Brant. Ela foi gravada originalmente em 1978 pelo Clube da Esquina e ficou nacionalmente famosa com a interpretação de Elis Regina.

A reportagem do UOL tenta contato com Maria Lúcia para apresentar sua defesa.

Do UOL, em São Paulo
Fonte: tvefamosos.uol.com.br

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima